Doutora Márcia Fonsêca, a engenheira civil da Saúde

MÁRCIA SUZANNA DUTRA ABREU BORGES DA FONSÊCA

* Cajazeiras (PB), 1986

A cajazeirense Márcia Suzanna Dutra Abreu Borges da Fonsêca é graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestre pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), doutora pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), MBA em Gestão Pública (ENAP), MBA em Gestão Hospitalar e Serviços de Saúde (FABEX), especialização em Gestão e Logística Hospitalar (Instituto Líbano), MBA em Gerenciamento de Obras e Tecnologia da Construção (UNICID), aperfeiçoamento em Vigilância Sanitária na Saúde Pública e em Vigilância Epidemiológica.

Em 2009 iniciou a sua trajetória na administração pública atuando, no Governo do Estado da Paraíba, junto à Secretaria de Educação (2009 – 2015); na Prefeitura Municipal de João Pessoa, junto à Secretaria de Planejamento (2017 – 2018) e no Governo Federal, junto à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh (2018 – atual). Possui experiência em liderança e gestão de equipes, gerenciamento de projetos, gestão por indicadores, legislação, planejamento, contratações, licitações e orçamento público.

Como profissional liberal, atuou como sócia diretora administrativa e financeira da MAC Incorporações e Engenharia LTDA (2014 a 2021) e foi professora, no período de 2014 a 2019, nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Engenharia Civil no Instituto de Educação Superior da Paraíba da Faculdade de Tecnologia da Paraíba, no Centro Universitário Santa Maria e no Centro Universitário de João Pessoa.

O setor de orçamento e finanças da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), em Brasília, vem sendo gerido pela cajazeirense Márcia Fonsêca, que era chefe do setor de engenharia hospitalar no Hospital Universitário de João Pessoa e foi transferida para a Capital Federal para assumir o comando das finanças da matriz.

“Me sinto honrada, pois sou mulher, brasileira, nordestina, paraibana, sertaneja e estudante permanente de escola e universidade pública”, disse ao Diário do Sertão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
CLIQUE E LEIA

Quatro “freis”

GAUDÊNCIO TORQUATO Historinha em homenagem ao Frei Damião, sob as bênçãos de quem os nordestinos viveram parte de…
Total
0
Share