Dona Zarinha Gadelha Leite

MARIA DO ROSÁRIO GADELHA SARMENTO LEITE

* Sousa (PB), 17/12/1940

A professora, ex-primeira-dama de Cajazeiras e ex-deputada estadual Zarinha Gadelha Leite, nasceu em Sousa, no dia 17 de dezembro de 1940, filha de Francisca Gadelha Sarmento e Genuíno Abrantes Sarmento.

Iniciou os estudos no Colégio São José, em Sousa. Foi aluna dos colégios Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa, e Nossa Senhora de Lourdes, em Cajazeiras, onde graduou-se na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cajazeiras (Fafic), tendo cursado Licenciatura em Letras e, depois, Pós-Graduação em Letras.

Zarinha foi professora da Escola de Comércio e do Colégio Estadual de Cajazeiras, e do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Sousa. Foi presidente da Fundação de Apoio ao Trabalho e Bem Estar Social (Fundate), do município de Cajazeiras.

Casada com o médico Epitácio Leite Rolim, foi primeira-dama de Cachoeira dos Índios e, por três vezes, primeira-dama de Cajazeiras. Mulher forte e decidida, Zarinha é um exemplo da máxima “por traz de um grande homem, há sempre uma grande mulher”.

Dotada de espírito de liderança e imbuída dos mais nobres propósitos, candidatou-se e elegeu-se deputada estadual em 1998. Na Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba, Zarinha foi uma voz em defesa dos interesses dos sertanejos e de Cajazeiras.

Zarinha e Epitácio são pais de Patrícia, advogada, e Epitácio Filho, médico.

Atuação parlamentar

A deputada estadual Zarinha Leite (PFL), distribuiu com os órgãos de imprensa da Paraíba, um relatório dos requerimentos e projetos de lei, apresentados na Assembléia Legislativa do Estado, durante os seus quatros anos de atividades parlamentares.

Pelo  balanço feito no período de 1999 a 2002, constam 214 requerimentos, entre apelos, aplausos, congratulações e outros. Dos requerimentos apresentados e aprovados, destacam-se os apresentados ao governo estadual, solicitando importantes obras e benefícios para Cajazeiras e os municípios de sua área de atuação política. A instalação de uma Unidade do Corpo de Bombeiros, em Cajazeiras, e a pavimentação asfáltica da estrada que dá acesso ao distrito de Boqueirão de Piranhas, bem como a implantação do programa Pão e Leite, em vários municípios sertanejos, foram bandeiras da parlamentar cajazeirense.

A deputada Zarinha Leite também prestou contas dos projetos de lei, apresentados na Casa de Epitácio Pessoa, durante o seu mandato. Foram dezenas de projetos, destacando-se o que determina prioridades para mulheres nos recursos destinados aos programas habitacionais.

Durante o período parlamentar, a deputada Zarinha Leite exerceu importantes funções legislativas. Foi vice-líder da bancada do PFL, vice-presidente da Comissão Permanente de Direitos Humanos, titular de várias comissões permanentes da Casa, destacando-se Saúde e Educação, bem como titular do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Também integrou várias comissões especiais e CPIs.

Nas suas ações político-administrativas, Zarinha Leite relatou que encaminhou muitos pleitos aos diversos ministérios do Governo Federal, através de emendas orçamentárias dirigidas aos parlamentares. Lembra a construção de um aterro sanitário em Cajazeiras e execução de obras de pavimentação e de melhoria habitacional, em vários municípios do Alto Piranhas.

COM INFORMAÇÕES DO GAZETA DO ALTO PIRANHAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share