A matriarca Maria Bandeira

Dona Maria de Souza Bandeira nasceu em 15 de setembro de 1930, no Sítio Boa Fé, na época, município de Cajazeiras. Filha do casal José de Souza Teixeira e Josefa Bandeira de Souza, primogênita entre seus seis irmãos, casou-se em 1950, com Joaquim de Souza Bandeira, seu primo (in memorian). A partir daí, passou a residir na cidade, mais precisamente na Rua Santo Antonio, de onde nunca se mudou.

Com trabalho e dignidade, criou e educou seus oito filhos: Maria Vilani de Souza Oliveira (professora); Francisco de Assis Bandeira (Dr. Bandeirinha, médico); Vilma de Souza Bandeira Pereira (técnica em enfermagem); Vera Lúcia de Souza Bandeira (professora); Francinaldo de Souza Bandeira (professor universitário); Veranilda de Souza Bandeira (in memorian); Francinês de Souza Bandeira (técnica em raio x), e Vânia de Souza Bandeira (professora).

A família orgulha-se da sua trajetória, pois demonstrou ser uma verdadeira guerreira na luta pelos estudos dos filhos, sempre batalhando contra as dificuldades inerentes à época e da condição social como mulher pobre, mas honesta, trabalhadora e, acima de tudo, temente a Deus e aos ensinamentos da religião católica.

Dona Maria de Souza Bandeira tinha como ofício, para justamente prover a educação dos filhos, o de costureira, sempre tida pela sua vasta clientela como uma verdadeira mão de fada. Nessa profissão de costureira, trabalhou para muita gente da sociedade cajazeirense.

Faleceu em Cajazeiras, na segunda-feira (9), deixando uma enorme lacuna entre seus filhos, demais familiares e amigos. Ela tinha 85 anos e era irmã do saudoso Dr. Souza Bandeira, médico e ex-prefeito de Cachoeira dos Índios.

A sua despedida foi marcada pelo sentimento de tristeza infinita e pelo enorme vazio entre os filhos, irmãos, netos, bisnetos, sobrinhos, genros, noras e demais familiares e amigos. Mas, entre a família, também ficou a certeza de que Deus a acolheu, e que de lá, estará sempre a proteger a todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share