A inauguração do ‘motor da luz’

Relata o professor Francelino Soares: “O aglomerado de gente que aparece na foto, feita provavelmente, em 1928, deve-se ao ato de inauguração do prédio do “motor da luz”, localizado no final da atual Praça Presidente João Pessoa, na época chamada de Rua Sete de Setembro, já próximo do chamado “balde do açude”.

Cel. Sabino Gonçalves Rolim, Prefeito Municipal na época (1923-1928), é que ultimou a construção; posteriormente, o “motor da luz” foi levado para o recuo da esquerda do prédio que o abrigava onde permaneceu por cerca duas décadas. Mas, o que nos chama mais a atenção é o majestoso edifício de propriedade do Sr. João Bichara, pai do ex-governador Ivan Bichara Sobreira, nosso ilustre conterrâneo.

Historiando: no ano de 1862, os irmãos franceses Lumière (Louis e Auguste) haviam criado o cinematógrafo; João Bichara nos trouxe, em 1926, o Cinema Moderno, embrião do nosso saudoso Cine Éden (lembre-se de Carlos Paulino), cujo “escondidinho do cinema” juntava os enamorados da época, sobretudo nas sessões do sábado e do domingo.  No primeiro plano, o Excelsior Club, que “virou” Clube OK (leia-se okêi) e, posteriormente, serviu de sede do Jovem Clube. Mas, aí, já é outra história que lhes contaremos proximamente.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share