A enfermeira Luizinha

Luzia Braz, conhecida popularmente por Luizinha enfermeira, natural do município paraibano de Pombal, casada, mãe de três filhos: Gerislande, Girlan e Geruslande, há quase meio século residindo em Cajazeiras, é um exemplo de mulher guerreira e de profissional com relevantes serviços prestados ao povo de Cajazeiras e da região.

Filha do funcionário do DNOCS, Francisco Braz Filho e de Francisca Severina da Conceição, Luizinha chegou em Cajazeiras em 1954, ainda muito jovem. Com o curso de Auxiliar de Enfermagem, conseguiu emprego no Hospital Regional de Cajazeiras, onde atuou durante 33 anos. É, portanto, uma das enfermeiras mais antigas do HRC, ao lado de Maria Freire, Eunice Dias, Miriam de Batista, Nair, Mariza Nunes, entre outras.

Depois dos três anos iniciais, trabalhando na parte de enfermaria geral, Luizinha passou a atuar diretamente na maternidade do Hospital Regional de Cajazeiras. Foi lá que, ao lado de profissionais da competência de Deodato Cartaxo, Waldemar Pires, Inácio Leite, Antonio Augusto Araruna, Iemirton Braga e Deusdedith Leitão, que Luizinha contribuiu para o trabalho de parto de muitas parturientes.

“Tive a oportunidade de acompanhar o nascimento de muitos filhos de Cajazeiras. Foi toda uma geração que praticamente passou pelas minhas mãos”, lembra Luizinha, citando, por exemplo, os filhos do próprio médico Deusdedith Leitão.

Ao Gazeta, Luizinha contou que muitos cajazeirenses que nasceram na maternidade do HRC, principalmente na década de 70, e que passaram por suas mãos, hoje, são médicos e trabalham em outros centros mais avançados. “Alguns me procuram para conhecer, certamente informados pelos pais de que tive participação nos trabalhos de parto, o que é muito gratificante”, comentou.

Humilde e bem relacionada com todos os segmentos sociais de Cajazeiras, Luizinha faz questão de lembrar os momentos de glória do Hospital Regional de Cajazeiras, principalmente quando tinha a participação administrativa das Irmãs Carmelitas. As freiras, segundo ela, administravam com muito rigor e prestaram ótimos serviços ao HRC.

Além da atuação no Hospital Regional, Luizinha também marcou suas atividades de enfermeira, em Cajazeiras, atendendo a chamados particulares. Foi, durante, muitos anos, enfermeira particular do casal Vicente e Lourdes Barreto. Ultimamente, deu assistência ao saudoso ex-deputado Bosco Barreto, durante todo o período de sua enfermidade.

GAZETA DO ALTO PIRANHAS – ED. Nº 241 (25 A 31/07/2003)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share