[1999] Escolinha de Música é desativada

Criada no início da década de 70, na administração do então prefeito Antonio Quirino de Moura, a escolinha de música Santa Cecília, de Cajazeiras, está desativada há mais de 03 anos, interrompendo os estudos de dezenas de jovens cajazeirenses, que demonstravam tendência para a música. A escolinha funcionava na própria sede da Banda de Música Santa cecília, localizada no bairro de Capoeiras, construída também na administração do ex-prefeito Antonio Quirino de Moura.

Segundo informou o professor de música e maestro da Banda Santa Cecília, Otávio Leôncio, o Dedé, a escolinha fechou por falta de apoio. Ele disse que falta, principalmente, instrumentos para serem utilizados nas aulas práticas. “Sem o instrumental, não havia como continuar”, afirmou Otávio, adiantando que lamentou muito ter que suspender as atividades e frustrar os sonhos de muitos garotos pobres que desejavam aprender música e podiam hoje, integrar a Banda Santa Cecília.

Ao destacar a importância da escolinha, o professor Otávio disse que grande parte dos atuais músicos da Banda Santa Cecília, foram formados através desse trabalho de base, que sempre procurou valorizar os jovens interessados em aprender música. Ele disse que a escolinha também exercia uma função social importante, ao dar ocupação a vários meninos de rua, que terminavam enveredando pelo caminho artístico.

Ao ser questionado sobre a situação da Banda de Música Santa Cecília, o maestro Otávio afirmou que há sérias dificuldades para o seu pleno funcionamento. A principal é a precariedade dos instrumentos, que são bastante antigos e compromete o desempenho dos músicos, informou Otávio. Ele não confirmou, no entanto, uma informação de que alguns músicos utilizam instrumentos pertencentes a outras cidades da região, durante as apresentações da Banda de Música Santa Cecília.

Composta de 30 músicos, todos bolsistas da Prefeitura Municipal de Cajazeiras, a Banda Santa Cecília se apresenta nos eventos da cidade com um instrumental sucateado, adquirido ainda, em 1976, há 23 anos, portanto. O maestro Otávio disse que há uma necessidade urgente de se renovar o instrumental e reativar a escolinha Santa Cecília para formar novos músicos. “Só assim, é possível melhorar o nível da nossa Banda, mantendo viva essa tradição da cidade”, declarou o maestro, que ainda tem esperanças de sensibilizar o prefeito e a secretária de Cultura para dispensarem maior atenção ao trabalho que desenvolve, há vários anos, na filarmônica Santa Cecília.

Esse tratamento que vem sendo dado pelo Poder Público, a Banda Santa Cecília, está sendo lamentado pelos segmentos artístico-culturais da cidade. A ausência da Banda, tocando retretas nas Praças, é notada por todos. Para muitos, a Banda de Música é a alma da cidade e precisa receber investimentos para desempenhar o seu papel artístico de relevância, o que lamentável não vem acontecendo na terra da cultura e do saber.

GAZETA DO ALTO PIRANHAS – ANO I – Nº 2 – 10 A 16/01/1999

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share