[2005] Eliézer Filho coordena produção de filme sobre Padre Rolim

Está em Cajazeiras, o Cineasta Eliézer Filho, com a finalidade de produzir um filme, que conta a história de Padre Inácio de Souza Rolim, que é considerado o fundador da cidade e que tem um grande obra educacional e religiosa, no Sertão da Paraíba.

Eliézer Filho, disse que era com muita satisfação que voltava a sua terra, principalmente trazendo um projeto tão importante, como o do filme sobre a trajetória do padre Rolim, resgatando um patrimônio histórico e cultural do Nordeste e porque não dizer do Brasil.

O produtor do filme, que inclusive será rodado em Cajazeiras, disse que não será uma produção de época, retratando o ano de 1.800. Ele se passa no ano de 2000, quando um menino que mora no morro do Cristo Rei, começa a ter sonhos com o padre Rolim e as pessoas começam a investigar, o que está acontecendo com a criança, que está vendo esse padre, nos seus sonhos.

Essa foi uma forma de levantar o passado, como era por exemplo a Educação na época do Padre Rolim, trançando um paralelo sobre a Educação nos dias atuais, além de questões sociais e culturais entre as duas épocas. Ele afirmou que estão programadas umas cenas interessantes, que é quando o padre Rolim, após a epidemia de Cólera, saiu nos sítios, procurando jovens para levar para o Colégio. Ele inclusive oferecia terra, para que os pais, pudessem  construir suas residências, próximas ao Educandário, de forma a possibilitar que seus filhos pudessem estudar. Isso contribuiu muito para o crescimento habitacional da localidade, e será justamente tudo isso que será resgatado, para que a atual geração e gerações futuras possam tomar conhecimento e aprender com tudo isso.

GAZETA DO ALTO PIRANHAS – ED. 362 – 19 A 25/11/2005

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share