Pesquisa da UFPB constata aumento da temperatura média do ar na região de Sousa-Cajazeiras

Uma pesquisa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) constatou aumento da temperatura média do ar na Paraíba. Segundo o estudo realizado pela pesquisadora Louise Pereira da Silva no âmbito do Programa de Pós-graduação em Energias Renováveis da UFPB, o aumento da temperatura média do ar na Paraíba foi de 1ºC nos últimos 30 anos. Hoje, é de 25,3 °C. Esse crescimento foi observado nas quatro regiões geográficas intermediárias do Estado (João Pessoa, Campina Grande, Patos e Sousa-Cajazeiras).

Nos municípios onde ficam as estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na Paraíba, locais de realização da pesquisa da UFPB, a elevação anual da temperatura média do ar foi a seguinte: João Pessoa (0,03 °C), Areia (0,02 °C), Campina Grande (0,02 °C), Monteiro (0,05°C), Patos (0,04 °C), São Gonçalo [distrito de Sousa] (0,06 °C).

Os dados climáticos históricos de irradiação solar e de temperatura média do ar dessas estações meteorológicas, instaladas nas últimas três décadas na Paraíba, foram o que permitiu a realização do estudo. De acordo com o Inmet, as estações meteorológicas têm o objetivo de monitorar e analisar a previsão do clima e do tempo no Estado. Ao todo, são seis convencionais e duas automáticas presentes em solo paraibano.

Das estações meteorológicas convencionais, uma fica em João Pessoa, no Litoral, três na região de Campina Grande, no Agreste, uma em Patos e outra em Sousa, no Sertão paraibano. Conforme a pesquisa da UFPB, atualmente, a temperatura média do ar é de 26,8 °C em João Pessoa, 22,5 °C em Areia, 23,3 °C em Campina Grande, 24,2 °C em Monteiro, 27,9 °C em Patos e de 26,8 °C em São Gonçalo [distrito de Sousa].

COM INFORMAÇÕES DO PORTAL CORREIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share