Sebrae Startups: conheça oito oportunidades gratuitas de capacitação para o seu negócio

Atividades são online e de curta duração, contemplando os diferentes estágios de maturidade de uma startup

Período que costuma ser favorável para a abertura de novos negócios, o início do ano também é uma época propícia para quem busca se aperfeiçoar ou adquirir novos conhecimentos, incluindo aqueles empreendedores que possuem startups em atividade no mercado. Por essa razão, para contribuir com o planejamento de quem pretende realizar novas capacitações em 2024, o Sebrae/PB selecionou oito opções gratuitas, que estão disponíveis no Sebrae Startups, plataforma criada perla instituição para apoiar e fomentar o empreendedorismo inovador no Brasil.

Por meio do endereço eletrônico https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraestartups, os empreendedores podem acessar não só as capacitações oferecidas, como também conferir dados sobre o mercado, vídeos, editais e outros conteúdos relacionados ao empreendedorismo e à inovação.  Além disso, por meio das informações disponibilizadas, o empresário também pode identificar em qual estágio de maturidade (ideação, validação, operação ou tração) se encontra a sua startup.  

Já em relação aos cursos oferecidos, a primeira opção destacada pelo Sebrae é “Como validar seu modelo de negócio”. Com quatro horas de duração, a capacitação explica ao empreendedor como testar a sua startup no mercado, de modo a fazer possíveis ajustes que se mostrem necessários em seu modelo inicial de negócio. Realizar esse processo é fundamental porque, na prática, validar um negócio significa, entre outras ações, coletar e interpretar as necessidades e avaliações dos seus clientes.  

Outras duas importantes capacitações oferecidas pelo Sebrae Startups estão relacionadas com a modelagem do negócio. Uma delas, com foco na validação da proposta de valor, propõe que o empresário entenda a fundo as tarefas do seu cliente e os problemas que ele enfrenta, de modo a fazer o ‘encaixe’ entre essas necessidades e o seu produto ou serviço. Por sua vez, o curso de modelagem financeira aborda temas como os modelos tradicionais e inovadores de precificação, fluxo de caixa e os principais aspectos que envolvem os custos de uma empresa.

Já na área de inovação, o curso “Inovação de impacto” apresenta aos participantes os conceitos de negócios de impacto, público, tese de impacto e mensuração. Em seguida, abordando aspectos da área de vendas, a capacitação “Acesso a mercado” reúne os principais conceitos de marketing digital, funil de vendas, conversão e de análise de retorno.

Avançando ao universo financeiro, também é fundamental para quem possui uma startup entender sobre a captação de investimentos. Para isso, a capacitação “Acesso a capital” explica como funcionam os principais modelos de financiamento para startups, além de orientar sobre instrumentos de fomento e a preparação de pitches.

Por fim, o Sebrae Startups também oferece ao público cursos sobre internacionalização de negócios e propriedade intelectual, cujos conhecimentos adquiridos podem se transformar em um diferencial competitivo para os participantes. Conforme ressalta a analista técnica do Sebrae/PB, Nilvânia Silva, o hábito da capacitação precisa ser contínuo, uma vez que a aquisição de conhecimentos é fator essencial para o êxito do empreendedor e de seus negócios.

“O conhecimento é um fator decisivo para o sucesso de qualquer negócio e também é assim quando falamos das startups. Por isso, as capacitações ofertadas na plataforma Sebrae Startups são extremamente úteis, uma vez que os empreendedores que estão iniciando essa jornada precisam construir e validar uma proposta de valor inovadora, um modelo de negócio escalável e captar recursos em algumas situações. Todo esse processo demanda conhecimento, múltiplas habilidades e competências. Além disso, nas startups em níveis de maturidade mais avançados, o empreendedor e sua equipe também podem enfrentar desafios semelhantes. Portanto, quem já tem ou quer iniciar uma startup deve aproveitar as capacitações e aumentar suas chances de sucesso”, enfatizou a analista.

UNIDADE DE COMUNICAÇÃO E MARKETING – SEBRAE PARAÍBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share