Inovação: confira dicas do Sebrae para criar ou melhorar uma startup

Pesquisar o mercado, conhecer bem a solução que quer propor e buscar conhecimento em eventos são importantes para o desenvolvimento do negócio

Ter uma ideia que apresente uma solução tecnológica e inovadora para atender a uma necessidade do mercado, seja qual for o setor. Este é o primeiro passo para criar uma startup. Mas como em todo negócio, quem empreende ou quer começar uma startup deve iniciar com o planejamento estratégico. Outro ponto importante é manter uma conexão com empreendedores desse mesmo segmento de negócio.

Ainda na fase de planejamento da startup ou de melhorar a solução – no caso dos empreendedores que já têm o negócio – é essencial entender do mercado que deseja atuar, pesquisar o público-alvo e, principalmente, conhecer as necessidades que a sua empresa se propõe a solucionar.

“É preciso desenvolver um MVP (produto mínimo viável), fazer alguns testes para validar a ideia, se tem mercado, adesão para colocar para funcionar e, principalmente, se comunicar com a comunidade de inovação, através de eventos, conferências, workshops. Isso aproxima os empreendedores e gera oportunidades”, explicou a analista técnica do Sebrae/PB, Rafaella Catão.

A analista destacou ainda que buscar conhecimento, aprender e trocar experiências com outros empreendedores, com startups mais maduras e com resultados consolidados, ajuda a quem está iniciando. Ou seja, fazer o networking continua sendo uma boa oportunidade para os empreendedores de startup. “Essa relação também inclui empreendedores, investidores, que vão poder colaborar com essa ideia, seja diretamente ou indiretamente. Outra dica é buscar a captação de recursos através de editais de fomento e programas de estímulo à startups e envolver-se com pessoas que realmente estejam afim de colaborar com aquela ideia”, orientou a analista.

Oportunidade – no próximo mês de junho, nos dias 6 e 7, o Sebrae/PB vai realizar, em João Pessoa, a 2ª edição do Nordeste On (NEon), evento de inovação e tecnologia que será realizado pela primeira vez na Paraíba. A expectativa é reunir cerca de 20 mil pessoas e mais de 300 expositores com startups com soluções em diversos setores. O evento será a oportunidade de aprendizado, com a realização de palestras, oficinas e apresentação de cases de sucesso, e ainda para prospecção de novos negócios.

Apoio – Além dos eventos, o Sebrae disponibiliza ainda programas voltado ao desenvolvimento de startup, por meio do Sebrae Startups. A plataforma tem iniciativas de conexão, capacitação e fortalecimento das empresas, fomentando o empreendedorismo inovador. “Temos conteúdos que vão incentivar o empreendedor a continuar o desenvolvimento desse negócio e além do conteúdo de suporte para cada nível de maturidade da startup, seja na parte da ideia, até a fase de tração ou crescimento”, completou a analista Rafaella Catão.

UNIDADE DE COMUNICAÇÃO E MARKETING – SEBRAE PARAÍBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share