Exposição a céu aberto com painéis retratando artistas paraibanos está sendo exibida no NEC, em Cajazeiras

Uma verdadeira exposição a céu aberto pelos municípios no interior da Paraíba. Telas retratando músicos paraibanos e grupos de destaque da cultura popular e MPB estão sendo exibidas ao público ao ar livre, nas fachadas de seis agências do Banco do Nordeste, localizadas nas cidades de Patos, Sousa, Alagoa Grande, Solânea e Campina Grande, dentro da terceira edição do programa Galerias Urbanas, promovido pelo BnB Cultural. O grupo de municípios paraibanos é completado por Cajazeiras, onde as obras ficam expostas no Núcleo de Extensão Cultural (NEC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), próximo à agência do BnB.

Na nova edição, os músicos Vital Farias e Geraldo Vandré, o grupo Jaguaribe Carne, a Orquestra Tabajara e mestras cirandeiras – a exemplo de Vó Mera e Edite de Caiana – são alguns dos personagens que podem ser apreciados pela população durante os seis meses de duração da mostra.

“É uma iniciativa muito importante, boa e bacana, porque contribui para o processo de interiorização da nossa arte, atingindo um maior público”, apontou o ilustrador e grafiteiro Meia Cor, como é mais conhecido o artista visual Américo Filho, que participa pela primeira vez do programa Galerias Urbanas. “No final de novembro do ano passado, todos os artistas se reuniram na Usina Cultural Energisa, em João Pessoa, para realizar o trabalho de restauração de alguns murais e a produção de novas obras, numa espécie de laboratório, uma grande oficina, numa interação entre os artistas”, disse ele.

Meia Cor disse que cada artista que está participando do evento pela primeira vez recebeu opções com os nomes para a produção de três obras. “Eu fiquei com a incumbência de retratar Geraldo Vandré, Vital Farias e Cassiano. Tentei retratar os três artistas de maneira mais estilizada, incluindo trechos de letras de músicas que facilitem a identificação de cada artista por parte do público. Procurei fazer esse trabalho seguindo o meu próprio estilo, que é mais cartum, caricatural, mais simplista”, explicou ele.

COM INFORMAÇÕES DE A UNIÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share