Um sonho azul: Cajazeiras reconquista suas linhas aéreas comerciais depois de mais de meio século

Foram nas asas de um Caravan, prefixo PS-CNE, batizado com o nome de “Mascote Azul”, aeronave que faz parte da empresa Azul Conecta, que a cidade de Cajazeiras saiu do isolamento aéreo, depois de perder as linhas da Varig que a interligava, três vezes por semana, desde a cidade do Recife, Campina Grande, Juazeiro do Norte, Fortaleza, Sobral, Teresina, São Luís e Belém do Pará.

Durante toda esta existência, a cidade de Cajazeiras foi campeã em número de descida e subida de passageiros, além do volume de cargas. O avião utilizado nesta rota era o DC-3, ainda do tempo da Segunda Guerra Mundial, que, no momento, em que foi preciso ser trocado por outro mais moderno, no caso um AVRO, a pista de Cajazeiras precisou ser ampliada para 1.100 metros, fato que os poderes constituídos não atenderam e perdeu-se a linha aérea e depois o aeroporto Antonio Tomás perdeu a sua homologação.

Não foi uma reconquista fácil e o jornal Gazeta do Alto Piranhas se irmanou ao sentimento do povo de Cajazeiras e do ano de 1999 até o ano 2017 cobrou toda semana, totalizando 6.251 dias, em suas páginas, uma promessa feita pelo então governador José Maranhão, que construiu e inaugurou uma pista de 1.600 metros e o governador Ricardo Coutinho complementou as obras necessárias para a sua homologação, ocorrida no dia 17 de dezembro de 2016 e no dia 28 deste mesmo mês fez o voo inaugural, tudo de forma oficial, deixávamos de ter um aeroporto clandestino.

Para que Cajazeiras reconquistasse suas linhas aéreas houve a participação efetiva do governador João Azevedo, a quem rendemos nossas homenagens e agradecimentos, bem como a interlocução do prefeito Zé Aldemir e da sociedade civil organizada de nossa cidade.

Neste dia 1º de agosto, Cajazeiras realiza um velho sonho, um sonho Azul, cheio de esperança e que este empreendimento se torne um sucesso e um instrumento de progresso e de muitas alegrias para quem for servido pelas asas do Caravan.

Voa Cajazeiras! O teu destino é o infinito!

2 comentários
  1. O sonho foi conquistado, cabe agora a população do nosso alto sertão juntamente com todas as classes de representação civis e militares não deixarem que esse sonho não seja mais retirado de nós, usando os serviços da azul linha aereas já que a empresa azul precisa de obter lucros por se tratar de um empresa privada, Cajazeiras e o alto sertão agora está ligada ao Brasil e ao mundo e trasendo assim uma possibilidade de instalação de grandes industrias e empresas em Cajazeiras e todas cidades de nossa região, o turismo também será muito favorecido com a chegada dessa linha aérea. Outra coisa muita impotante ficou muito mais facil chegar rapido em João Pessoa já que Recife fica apenas 100 km de João Pessoa ou uma hora de onibus, portanto ir de avião de Cajazeiras Para Recife demora uma hora e cinquenta minutos e de Recife para João Pessoa uma hora de onibus portanto em duas horas e cinquenta minutos chega-se em João Pessoa. muito diferente das oito horas de onibus de Cajazeiras a JPA.

  2. A partir de agora o alto sertão vai começar a se desenvolver, o principal e setor de turismo, e a possibilidade de instalação de fábricas e indústrias em toda nossa região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share