Seminário em Cajazeiras discute oportunidades de desenvolvimento para o Sertão da Paraíba a partir da Transposição do São Francisco

Evento, promovido pelo Sebrae Paraíba e pela Fecomércio, foi realizado nesta quinta-feira (24), no município de Cajazeiras

Reunir empresários, gestores públicos, pesquisadores, técnicos e representantes da sociedade civil organizada para compartilhar conhecimento, experiências e apontar caminhos viáveis para o desenvolvimento econômico e social do Sertão da Paraíba. Foi com esse objetivo que o Sebrae Paraíba e a Fecomércio promoveram, nesta quinta-feira (24), o seminário “Transposição do São Francisco – Oportunidades de Desenvolvimento da Região do Sertão”. Realizado na cidade de Cajazeiras, o evento contou com a participação do presidente e dos membros do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Paraíba, além da diretoria estadual da instituição.

O seminário contou com dois painéis, que abordaram os caminhos e as possibilidades de desenvolvimento do Sertão paraibano a partir de uma gestão sustentável das águas que chegam ao estado por meio da transposição do rio São Francisco. O objetivo foi demonstrar que a transposição, e o processo de integração de bacias hídricas na Paraíba a partir da obra, geram, ao mesmo tempo, oportunidades de desenvolvimento social e econômico.

De acordo com o presidente do CDE do Sebrae Paraíba, Marconi Medeiros, que também é presidente da Fecomércio no estado, o seminário foi importante para que as pessoas ligadas à cadeia produtiva da região se prepare para a chegada das águas do São Francisco. “Estamos com muita vontade de entender o que vai acontecer agora porque não podemos desperdiçar essa água. Sabendo aproveitar esse momento, a terra sertaneja dará muitos frutos, que poderão melhorar a balança comercial do estado através das exportações. Tenho muita esperança de que o Sertão será uma das áreas mais ricas do Nordeste”, afirmou.

Por sua vez, o prefeito de Cajazeiras, José Aldemir, frisou que “as águas chegaram e, agora, vamos discutir como utilizá-la, de que forma e o que fazer para promover o desenvolvimento na região e aproveitar a mão de obra, fazendo com que os produtores possam transformar o Sertão. O sertanejo quer ver a redenção da região”. Realizado no Teatro Íracles Pires, o seminário também contou com a participação do superintendente do Sebrae Paraíba, Walter Aguiar; do diretor técnico da instituição, Luiz Alberto Amorim; do diretor de administração e finanças, Neto Franca; além de gestores públicos, empresários e representantes de instituições públicas e privadas.

Programação

Com o tema “Gestão das Águas para um Desenvolvimento Sustentável”, o primeiro painel do dia discutiu possíveis modelos de organização e de infraestrutura para a distribuição e gestão das águas que chegam ao estado por meio da transposição do rio São Francisco. Participaram do painel, mediado pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba e conselheiro estadual do Sebrae Paraíba, Mário Borba, o presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), Porfírio Catão Cartaxo Loureiro; o representante da Codevasf, Paulo José Paes Vasconcelos Filho; o reitor da Universidade Federal de Campina Grande, Antônio Fernandes Filho; e o coordenador-geral de obras e fiscalização do Ministério do Desenvolvimento Regional, Tiago José de Barros Portela.

Por sua vez, o segundo painel, que abordou as “Oportunidades de Desenvolvimento da Região”, discutiu quais estratégias podem contribuir para o crescimento econômico e social do Sertão. Participaram dos debates o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Paraíba, que também é conselheiro do CDE do Sebrae Paraíba, Rômulo Polari Filho; o superintendente da Sudene, general Carlos César Araújo Lima; e o membro da Câmara de Comércio Exterior, Marcelo Abrantes Silva, com mediação do superintendente do Banco do Brasil do Nordeste na Paraíba, João Nilton de Castro Martins.

UNIDADE DE COMUNICAÇÃO E MARKETING – SEBRAE PARAÍBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share