Projeto ‘Ouvidoria em Ação’ é implantado no Hospital Universitário Júlio Bandeira, em Cajazeiras

Objetivo é dirimir possíveis conflitos no ambiente de trabalho, disseminar boas práticas, e atender de forma humanizada

A Ouvidoria do Hospital Universitário Júlio Bandeira, da Universidade Federal de Campina Grande (HUJB-UFCG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), implantou o projeto denominado “Ouvidoria em Ação – Um olhar atento ao clima organizacional”. O objetivo do projeto é dirimir possíveis conflitos no ambiente de trabalho identificados mediante as demandas da ouvidoria, além de promover a disseminação de boas práticas, e atender de forma humanizada os colaboradores, ações essas preconizadas pela Rede Ebserh.

Conforme informou a ouvidora do HUJB, Idelane da Silva, o projeto é executado por meio de visitação mensal aos setores do hospital. Na ocasião, os colaboradores são ouvidos em rodas de conversa e dinâmicas de grupo e são distribuídas cartilhas dos temas abordados e brinde do projeto. A ação também realiza palestras abordando temáticas inerentes ao ambiente de trabalho como: clima organizacional, comunicação efetiva e não violenta, assédio moral, entre outros, contribuindo dessa forma, para um ambiente institucional saudável entre colaboradores e chefias.

O projeto segue um cronograma previamente estabelecido, de forma presencial em setores distintos do hospital, tendo como público-alvo os profissionais plantonistas dos setores visitados. “É importante destacar que todos os participantes recebem certificados pela UAP/DIVGP-HUJB, como forma de estimular a adesão dos colaboradores”, disse a ouvidora.

Para Idelane da Silva, “o Projeto é fundamental, pois promove escuta, acolhimento, educação, integração, diálogo e respeito entres as equipes, além de mitigar as práticas danosas no ambiente de trabalho”.

A Ouvidoria é um canal democrático que promove o acesso e a participação social da comunidade aos serviços prestados pelas instituições públicas. E preocupa-se, não apenas com a satisfação dos usuários externos, mas, também com a satisfação dos colaboradores, zelando dessa forma, para a criação e manutenção de um bom clima organizacional.

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