Prima comemora 10 anos com apresentação no Teatro Íracles Pires, em Cajazeiras

O Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima), que é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB), completa 10 anos de existência em 2022. “Vai ser um ano especialíssimo”, garantiu o secretário executivo de Estado da Cultura e responsável pela direção geral do Prima, Milton Dornellas. “Esse programa chega a um momento muito especial, que são os seus 10 anos, e tem sido importante por oferecer oportunidades para os alunos, que têm a chance de aprender a tocar um instrumento e até de se profissionalizar, como já aconteceu com vários ex-alunos, numa prática que promove inclusão social e segurança. O Prima empresta o instrumento, que fica sob a guarda do aluno enquanto estiver estudando no programa”, apontou ele.

“Para mim, tem sido muito gratificante poder fazer parte do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes num momento como este, em que o Prima está comemorando uma década de existência, em 2022. Me identifico demais com esse trabalho, que conseguiu se manter ativo, mesmo depois da chegada da pandemia da Covid-19, num processo muito bonito de resistência e força”, analisou Milton Dornellas, ao fazer um balanço de sua gestão no Programa, do qual tem sido responsável pela direção geral desde 2017.

O gestor admitiu que, apesar de estar gratificado, tem consciência da responsabilidade que é administrar uma equipe que considera grande, pois inclui outras áreas, como a pedagógica, artística, patrimônio e logística, além dos professores e alunos que estão espalhados em 16 municípios da Paraíba onde existem 24 polos do Prima, que iniciou suas atividades em 2012, na cidade de Cabedelo, sendo uma política pública cujo objetivo é o de ensinar música para fomentar a promoção dos valores humanos e de cidadania. “Ao longo desse período, temos contribuído para potencializar as ações do Programa, cujas atividades em 2022 serão híbridas, mas seguindo as decisões do comitê formado por autoridades que objetivam a adoção de protocolos de segurança de prevenção contra a Covid-19. A atividade híbrida possibilita a presença do aluno, que vai se sentir estimulado a participar das aulas, bem como pode levar ao aumento do número de estudantes. A música é uma atividade que precisa ser praticada principalmente de maneira presencial”, afirmou Dornellas.

Agenda – No intuito de celebrar a data, uma programação foi elaborada, a qual consiste, por exemplo, na realização de 18 apresentações da orquestra nas 16 cidades onde o projeto possui polo, além de outros dois municípios – Areia e Alagoa Grande, ambos localizados na região Brejo do estado – bem como o concerto na abertura do Festival de Música da Paraíba, que ocorrerá em maio e homenageará a cantora e compositora Marinês (1935-2007), além da retomada de iniciativas como o ‘Prima Convida’ e o ‘Janelas Abertas’. “Decidimos incluir Areia porque o Teatro Minerva é o mais antigo do Estado e Alagoa Grande porque é onde nasceu Jackson do Pandeiro”, justificou Milton Dornellas.

A agenda de apresentações do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes começará a ser cumprida em 17 de março, no Teatro Íracles Pires (Ica), na cidade sertaneja de Cajazeiras. No dia 31, será na Sala de Concertos José Siqueira do Espaço Cultural, em João Pessoa. No dia 27 de maio, em Campina Grande, haverá o concerto de abertura do Festival de Música da Paraíba, realizado pela Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), por meio da Rádio Tabajara, juntamente com a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom-PB) e Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc).

Dornellas também informou que as apresentações do Programa em comemoração aos 10 anos serão gravadas para exibição através do canal oficial do Prima Paraíba no YouTube, sempre no primeiro domingo do mês seguinte às apresentações.

COM INFORMAÇÕES DE A UNIÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share