PL que denomina Cuncas II de “Túnel Engenheiro Adalberto Nogueira Pessoa” obteve parecer favorável à sua aprovação

A Comissão de Cultura da Câmara Federal votou Parecer da lavra do Deputado Federal Mersinho Lucena pela aprovação do Projeto de Lei 3.297/2019, que denomina de “Túnel Engenheiro Adalberto Nogueira Pessoa”, o túnel Cuncas II, integrante do projeto da transposição de águas do Rio São Francisco – Eixo Norte – localizado entre os Estados da Paraíba e do Ceará. O Projeto de Lei nº 3.297/2019 é de autoria do Deputado Federal Wilson Santiago.

O engenheiro agrônomo Adalberto Nogueira Pessoa nasceu no dia 13 de maio de 1952, no Distrito de Lima Campos, em Icó (CE), e chegou a Cajazeiras em 1980, criando, ao longo dos anos, uma identidade muito forte com os diversos segmentos sociais da terra do Padre Rolim e da região.

Dr. Adalberto, como era carinhosamente chamado por todos, era licenciado em Matemática, pela Universidade Federal de Pernambuco (1973), e era engenheiro agrônomo, formado pela Universidade Rural de Pernambuco (1977). Especializou-se em Engenharia Hidráulica, na cidade de Campina Grande.

Mas, foi pelas áreas de urbanismo e paisagismo que o engenheiro Adalberto Nogueira resolveu se dedicar. Aliás, essa provavelmente era a sua “praia” preferida. E assim, prestou relevantes serviços aos municípios do Sertão paraibano e do Oeste do Rio Grande do Norte, com a realização de projetos que visavam a melhoria do meio ambiente e das condições de vida do povo.

Adalberto Nogueira Pessoa não escondia de ninguém sua satisfação em ter contribuído para melhorar o aspecto urbanístico de Cajazeiras, estimulando a ampliação das áreas verdes e defendendo, firmemente, mudanças profundas na ocupação do solo cajazeirense. Ele lembrava, inclusive, que quando chegou em Cajazeiras, só existia a arborização com castanholas e algarobas. Hoje, a situação está bem melhor, com uma arborização mais diversificada e com um número maior de áreas verdes.

No Sertão paraibano, ele destacava três projetos importantes nessa sua ação para mudar paisagens e melhorar
a vida das cidades: a recuperação da Praça Cardeal Arcoverde e a arborização da Praça do Terminal Rodoviário, em Cajazeiras, e a Praça do Centenário, em Pombal.

Ainda em Cajazeiras, ele também fazia questão de ressaltar sua luta para realização do planejamento rural, que considerava imprescindível para a organização das propriedades do município.

O engenheiro ocupou, por alguns anos, os cargos de Secretário Municipal do Meio Ambiente, na administração do médico Antonio Vituriano de Abreu, e secretário de Planejamento, nas administrações de José Nello Zerinho Rodrigues e Leonid Souza de Abreu, sempre se destacando pela sua luta em defesa do bem-estar da coletividade.

Atuava em vários municípios, principalmente, da Paraíba e do Rio Grande do Norte, e estava instalado na cidade de Cajazeiras com uma empresa de projetos de arborização e jardinagem, localizada às margens da rodovia estadual PB-393, que liga Cajazeiras a São João do Rio do Peixe. O local era aprazível e, com suas enormes sombras e clima ameno, atraia muita gente para encontros e bate-papos, notadamente, nos finais de tarde.

Estudioso do quadro climático e bem sintonizado com as questões de ordem social, política e econômica da região e do país, ele foi, também, um grande colaborador da imprensa cajazeirense e sertaneja, sempre presente nos grandes debates de interesse da população.

Sobre seus laços de identificação com Cajazeiras, costumava dizer que a cidade tem algo diferente, que atrai e acalenta. A cidade de Cajazeiras, segundo afirmava, pode ser definida como uma “padaria espiritual”, com suas diferenças culturais e com um atrativo muito forte.

O cearense de nascimento, mas cajazeirado de coração, o engenheiro agrônomo Adalberto Nogueira Pessoa faleceu, aos 63 anos de idade, no dia 21 de janeiro de 2016, na cidade de Fortaleza, onde estava internado, motivado pelo agravamento de problemas no fígado, doença que enfrentava já algum tempo e que atribuía a uma antiga transfusão de sangue, quando ainda não se tinha os cuidados necessários para análise da sua qualidade.

A proposta legislativa apresentada pelo Deputado Wilson Santiago (Projeto de Lei 3297/2019) presta uma grande homenagem a este cidadão cearense que prestou relevantes serviços ao alto sertão paraibano. No ano de 2021, o projeto de lei recebeu Parecer favorável da Comissão de Viação e Transportes e agora seguirá para a Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania para emissão de parecer final. Depois seguirá para votação em Plenário da Câmara dos Deputados.

Três parlamentares paraibanos integram, na qualidade de titulares, a Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania, Luiz Couto, Gervásio Maia Filho e Aguinaldo Ribeiro.

COM INFORMAÇÕES DO GAZETA DO ALTO PIRANHAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share