Paneleiro ganha a vida consertando panelas de pressão na Praça do Pirulito, em Cajazeiras

Se é verdade que panela velha é que faz comida boa, como diz o refrão da popular canção, então é melhor consertar uma panela danificada do que comprar uma nova na loja. É aí que entra o paneleiro José Irinaldo.

Depois de passar por outros estados do Brasil, o paneleiro fixou residência em Cajazeiras e se tornou referência no conserto de panelas de pressão. Quem quiser deixar a panela como nova, basta procurar Irinaldo na Praça do Pirulito, ao lado do Estádio Higino Pires Ferreira.

Com seu chapéu para se proteger do sol, que mais parece um sombreiro mexicano, e sua carrocinha carregada de peças e ferramentas, o paneleiro passa as manhãs na praça consertando panelas.

A habilidade é resultado de anos de ofício. Ele conta que começou a ser paneleiro há 35 anos, em Teresina, no Piauí. Antes de vir para Cajazeiras em 2013, passou pelo Maranhão e por São Paulo.

“Eu sempre tive um dom de fazer as coisas. O que eu imaginar eu faço. Mas o que fez eu aprender isso foi a precisão”, conta José Irinaldo enquanto desempena a tampa de uma panela de pressão de um restaurante.

Ele diz ainda que durante a pandemia foi um período em que ganhou dinheiro consertando panelas na praça, mesmo correndo risco à sua saúde, já que nunca se vacinou contra a Covid-19.

COM INFORMAÇÕES DO DIÁRIO DO SERTÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share