Açude “Cajazeiras”
Estado da Parahyba – Município de Cajazeiras
ORÇAMENTO……. 76:244$096
Custo: 73: 201$425 – Capacidade: 2.599.600 m³
Custo do m³: 28 réis
VII. – Orçamento e despesas
Como se vê pelo orçamento que acompanhou o projeto organizado pelo engenheiro Coelho Sobrinho, foram as obras avaliadas em 76:244$096. Infelizmente, não foram estas concluídas apenas com o dispêndio dessa importância, por causa das condições especiais da época em que foram executadas.
VIII. – Discriminação da despesa total efetuada
Por conta do crédito especial de 5.000:000$000 – aberto pelo Decreto nº 11.641, de 15 de julho de 1915 – foram distribuídos, à Delegacia Fiscal do Tesouro Nacional na Parahyba, dois créditos na importância total de 80:000$000, sendo o primeiro de 50:000$000 e o outro de 30:000$000.
A despesa total abaixo discriminada, feita com a obra, elevou-se a 79:976$220, a saber:
I. – Despesas efetuadas por conta de créditos especiais:
a) – por meio dos adiantamentos feitos ao respectivos encarregados das obras:
(Crédito aberto pelo Decreto nº 11.641, de 15 de julho de 1915).
- Pessoal técnico e administrativo: 12:337$000
- Pessoal operário: 39:522$350
- Desapropriações efetuadas: 15:847$000
- Ferramentas, utensílios, objetos de escritório e materiais de construção: 11:750$490
b) pelo Tesouro Nacional diretamente
(Crédito aberto pelo Decreto nº 11.641, de 15 de julho de 1915)
- Gramas: 519$380
Para termos, porém, o custo real da obra realizada, mister é deduzir as importâncias de 2:264$500 (relativa à depreciação de 5%) e de 5:779$400, isto é, de 20% (relativa aos materiais aproveitados na construção da estrada de rodagem de Cajazeiras à Sousa) ou, ao todo, 6:774$795, donde o custo real da obra: 73:201$425.
EXTRAÍDO DO LIVRO “ESTRADA DAS BOIADAS” DE ROSILDA CARTAXO