Museu do Futebol de Cajazeiras é reaberto com visitas agendadas

O Museu do Futebol de Cajazeiras está de portas reabertas após ter suas atividades interrompidas por conta da pandemia da covid-19. Com grande acervo de documentos, itens colecionáveis e histórias sobre o futebol da Paraíba e especialmente o desenvolvimento dessa modalidade no sertão do Estado, o espaço foi reaberto para a visitação do público através de agendamentos prévios, garantindo assim a segurança
das pessoas que desejem conhecer e pesquisar o acervo disponível no local.

Ao mesmo tempo que reabre para o público, o museu aproveitará para apresentar novas peças em seu acervo que inclui cinco espaços distintos com exposição de camisas, fotos, troféus e documentos históricos. Entre as novidades nessa abertura está uma exposição exclusiva sobre Renato Cajá, meia natural de Cajazeiras e que é tido como o principal expoente do futebol da cidade em nível nacional e internacional. Além de Renato Cajá, as pessoas que forem ao museu localizado no Casarão dos Sobreiras, na rua Epifânio Sobreira, também poderão ter acesso aos novos itens que chegaram no espaço como uma camisa autografada por Zico e a coleção de camisas dos clubes de futebol paraibano.

O museu ainda aguarda para os próximos meses a chegada de um item especial, a camisa da Seleção Brasileira de 1970 autografada por Pelé especialmente para o acervo do futebol cajazeirense. O item foi obtido através do radialista Iata Anderson, um dos maiores nomes da radiofonia brasileira e que é natural de Cajazeiras. Segundo Reudesman Lopes, escritor, comunicador e curador do museu, o espaço cumpre um papel fundamental para a pesquisa, memória e história do esporte no sertão paraibano, assim como na Paraíba e no Brasil. Com a flexibilização das normas de segurança por conta da pandemia, ele acredita que mais uma vez o museu voltará a ser um espaço de encontros, aprendizado e muito futebol.

“Nós ficamos ao longo desse período da pandemia sem atividades, sofremos inclusive com dificuldades para a manutenção de nosso acervo, contudo, agora retornamos com a abertura do museu para as visitas, assim como os projetos para a ampliação e melhoria do nosso acervo, pois no futuro queremos transformar esse espaço em um lugar de pesquisa, debates e estudos sobre o futebol em Cajazeiras e na Paraíba”.

REUDESMAN LOPES

O espaço está aberto ao púbico e os agendamentos são feitos através do site da Secretaria de Cultura, assim como por mensagens de WhatsApp pelo número: 83 99908-2198

COM INFORMAÇÕES DE A UNIÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share