Ministério da Saúde e Google firmam parceria que facilita o acesso às Unidades Básicas de Saúde

Na última semana, o Ministério da Saúde e o Google fecharam uma parceria com o objetivo de aprimorar o acesso às informações oficiais sobre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo o país. Como resultado, a localização, os contatos, os horários de funcionamento e o calendário de vacinação das unidades estarão disponíveis de forma simples e facilitada. Essa iniciativa será especialmente benéfica para os habitantes da Paraíba, que atualmente contam com 1,6 mil estabelecimentos de Atenção Primária à Saúde, dos quais 1,5 mil são UBS e postos de saúde, além de 29 unidades móveis fluviais e 21 terrestres.

O trabalho prevê uma atualização de dados relacionados a mais de 40 mil postos de saúde em todo o país nos resultados da Busca e do Google Maps, com base em detalhes fornecidos pelo Ministério da Saúde, para oferecer uma experiência mais eficiente aos usuários. Além disso, agora também será exibida uma mensagem com link direto para o Calendário Nacional de Vacinação nos resultados das buscas como “postos de saúde próximos a mim”.

Na prática, ao procurar postos de vacinação, utilizando, por exemplo, “vacinação perto de mim”, os usuários encontrarão dados de endereço, telefone e expediente atualizados e o link do Calendário Nacional de Vacinação para acompanhar as datas de imunização. A primeira fase da iniciativa foi lançada no ano passado, durante o Google for Brasil, quando a empresa anunciou que passaria a mostrar informações atualizadas das UBS em suas plataformas.

A expectativa é que a novidade continue contribuindo com os esforços de conscientização para a adesão da população às campanhas de vacinação, diante da queda das coberturas vacinais registrada nos últimos anos.

Segundo o Google Trends, o Brasil é o terceiro país mais ativo em buscas relacionadas à saúde e o sétimo em interesse por vacinação globalmente, desde 2004. Nos últimos 12 meses, o país manteve sua posição entre os oito primeiros no ranking mundial.

COM INFORMAÇÕES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share