Incêndios criminosos provocam grandes prejuízos nas propriedades rurais de Cajazeiras

O fogo vem provocando prejuízos aos pequenos produtores rurais de Cajazeiras. Com a vegetação seca, por conta da falta de chuvas, e as temperaturas se aproximando dos 40 graus, os incêndios florestais estão acontecendo em praticamente toda zona rural.

Muito fogo também na zona urbana do município, com incêndios em terrenos baldios, de particulares e nos arredores da cidade. Na semana passada, mais uma vez, um grande incêndio foi registrado nas proximidades do Seminário Nossa Senhora da Assunção, no Bairro da Esperança.

O Corpo de Bombeiros vem se desdobrado para atender a todos os chamamentos, e nem sempre chega a tempo de evitar os prejuízos. Em alguns casos, os moradores ficam receosos com a possibilidade do fogo atingir as residências ou rede elétrica.

O padre Francivaldo Nascimento Albuquerque teve sua propriedade rural, no Sítio Javigor, afetada por um incêndio de grandes proporções. Ele disse que esses incêndios ocorrem por conta de pessoas que fazem broca e colocam fogo no mato, de forma irresponsável e irracional.

Com o vento, o fogo escapa e termina chegando nas propriedades vizinhas. A fauna e flora também é duramente castigada com a mortandade dos animais que habitam à região.

Ele relatou que na sexta-feira (22), às 13h20min, foi surpreendido pelo fogo na sua propriedade, vinda de uma fazenda vizinha, que se espalhou rápido por conta do vento muito forte, sol causticante e vegetação seca.

O padre e produtor rural informou que os prejuízos foram enormes na sua propriedade, com a destruição de 500 metros de cerca, além de 30 tarefas de capim. A correria foi muito grande, com moradores e trabalhadores se movimentando para tentar conter a propagação do fogo, evitando um prejuízo maior.

Segundo ele, somente duas horas após o início do incêndio os bombeiros chegaram, no entanto, os prejuízos já estavam contabilizados.

Padre Francivaldo disse que ano passado aconteceu a mesma coisa, entretanto, com estragos bem menores, adiantando que o advogado Rui Moreira foi contratado para que a pessoa que provocou o incêndio seja responsabilizada pelos prejuízos.

COM INFORMAÇÕES DO GAZETA DO ALTO PIRANHAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share