Hospital Universitário de Cajazeiras terá seleção para duas novas residências médicas em fevereiro

O Hospital Universitário Júlio Bandeira, da Universidade Federal de Campina Grande (HUJB-UFCG), em Cajazeiras, e vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), terá duas novas residências médicas, sendo uma em Pediatria e a outra em Ginecologia/Obstetrícia. O edital para seleção de residentes será lançado até fevereiro, com início das atividades previstas para o mês de março deste ano.

Mesmo com autorização da Comissão Nacional de Residências Médicas, não havia dotação orçamentária para a concessão de bolsas para os futuros médicos residentes. A partir do lançamento do Edital do Pro-Residência, do Governo Federal, através do Ministério da Saúde, lançado em novembro de 2023, o HUJB foi contemplado com a concessão dos recursos financeiros necessários, em dezembro do ano passado, para a disponibilização das bolsas dessas novas residências.

O Gerente de Ensino e Pesquisa em exercício, Wemerson Neves Matias, destacou a importância das novas residências: “A aquisição dessas novas residências médicas é extremamente valiosa, não só do ponto de vista assistencial para a população de Cajazeiras e região, mas também do ponto de vista educacional, onde consolidaremos o processo de formação médica em Cajazeiras”, destacou.

Os Editais para o Processo Seletivo das Residências serão lançados pela Comissão de Processos Vestibulares (COMPROV), sendo disponibilizadas duas vagas para cada residência. Os candidatos aprovados no exame terão suas atividades iniciadas já no próximo mês de março, perfazendo um tempo total de três anos até a conclusão da residência escolhida. Médicos oriundos de todos os cursos de medicina reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) poderão concorrer a umas das vagas.

O HUJB disponibiliza, além das duas novas residências, de uma Residência Médica em Saúde da Família e Comunidade com 12 médicos residentes, com o advento das novas vagas as três residências médicas contarão com 16 médicos residentes em tempo integral. O Gerente de Atenção à Saúde José Dilbery Oliveira da Silva, destacou o papel da formação de profissionais no HUJB. “Com mais essas duas residências, nós vamos agora atuar na formação de médicos especialistas nas áreas de pediatria e ginecologia/obstetrícia. Isso é um ganho importante para toda a população, não só de Cajazeiras, mas de toda a região”.

Com as novas residências, a região polarizada por Cajazeiras, através do HUJB, num intervalo de tempo pequeno, aumentará o leque de profissionais médicos que poderão residir e atuar profissionalmente, atendendo as mais variadas demandas da sociedade no quesito saúde de alta qualidade.

A Superintendente do HUJB, Ana Paula Oliveira, destacou o significado das novas residências e destacou sua importância no fomento acadêmico e profissional que a comunidade terá nos próximos anos. “A Residência Médica é a maneira de garantir melhor formação médica, com treinamento em serviço, sob supervisão de preceptores, especialistas na área. Amplia a quantidade de especialistas, atendendo as necessidades assistenciais locais e tem como grande perspectiva, a fixação desses profissionais na nossa região, de modo que, a longo prazo, vai preenchendo as lacunas assistenciais dessas especialidades”. 

COM INFORMAÇÕES DA EBSERH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share