Em ‘Carta aos Cajazeirenses’, curador clama pela instalação do Museu do Futebol de Cajazeiras

O professor e escritor Reudesman Lopes, curador do Museu do Futebol de Cajazeiras, fez circular nas redes sociais, na noite da segunda-feira (8), uma ‘Carta aos Cajazeirenses’, clamando pela reabertura da instituição e propondo a reforma de um imóvel no centro da cidade para abrigar o gigantesco acervo. Confira:

Cajazeirenses, meus conterrâneos.

Ao longo de décadas, vimos trabalhando na construção do Museu do Futebol de Cajazeiras, um ambiente em que procuramos construir um importante instrumento de preservação da memória e da história de um povo e que deveria ser entendido como um patrimônio da cidade que se denomina como a terra da cultura.

Graças a muitos cajazeirenses, cajazeirados e outros interessados mesmo sem vínculo telúrico, as doações que nos chegaram e estão chegando, juntamente com o nosso material pessoal, estão fazendo com que o Museu do Futebol de Cajazeiras já disponha, atualmente, de um acervo impressionante em quantidade de peças e na riqueza histórica das mesmas. São centenas de fotografias, mais que uma centena de camisas, dezenas de documentos e impressos, mais que uma dezena de troféus e taças e diversas outras valiosas peças.

Oficialmente fundado em 21 de agosto de 2018, buscamos constituir o único museu do futebol existente no estado da Paraíba, e um dos únicos do país, cadastrado no Cadastro Nacional dos Museus.

Prestes a completar quatro anos desde a sua fundação, o museu que deveria ser um local de visitação, um ponto turístico, está desativado, com todas as suas peças guardadas em nossa residência.

Desde o início, pensávamos que essa iniciativa de presentearmos a cidade que tanto amamos com um museu viesse a ser uma prioridade da terra da cultura. Infelizmente, assim não ocorreu, pelo menos até este atual momento. 

Recentemente, estivemos em João Pessoa e propusemos a doação do Museu do Futebol de Cajazeiras para o Governo do Estado da Paraíba. Em entrevista à imprensa cajazeirense, há poucos dias, o governador João Azevedo assegurou-nos que iria nos procurar para uma conversa, evento desejado e aguardado com ansiedade, porém ainda não efetivado.

Reconhecendo a importância da concretização do nosso intento, que acreditamos ser também dos nossos conterrâneos, o Armazém Paraíba vem de nos ceder um prédio, localizado na Rua Padre Rolim, local ideal porque situado em uma das nossas principais artérias. Ocorre que o espaço necessita de uma boa reforma e, para tanto, estamos iniciando junto aos cajazeirenses e cajazeirados uma campanha para podermos realizar as devidas adaptações, objetivando deixar o local em condições de instalação daquele que é o único museu de futebol da Paraíba, o Museu do Futebol de Cajazeiras.

Obviamente, contamos com a ajuda de quantos reconhecerem a magnitude de nosso empenho.

Reudesman Lopes Ferreira, fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share