Dnocs instalará comportas provisórias no Boqueirão de Piranhas, tranquilizando Cajazeiras e região

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) tomará medidas para enfrentar os problemas na Barragem Engenheiro Avidos, localizada entre os municípios de Cajazeiras e São José de Piranhas. A não conclusão das obras na barragem tem afetado o manancial.

Segundo o órgão, a instalação das comportas provisórias tem como objetivo “proporcionar maior segurança e tranquilidade ao reservatório, bem como aos ribeirinhos que vivem às margens do Rio Piranhas”. As máquinas necessárias para a obra já estão no local e devem iniciar a execução em breve.

O Comitê da Bacia Hidrográfica Piancó Piranhas Açu informou nesta quarta-feira (17), que o Engenheiros Avidos, também conhecido como Boqueirão de Piranhas, está com a situação sob controle. O presidente da Comissão de Alocação de Águas do Sistema Hídrico São Gonçalo/Engenheiro Avidos, o engenheiro do Dnocs, André Giovanni, relatou que nas últimas horas houve uma diminuição de 21,5 centímetros no nível do açude. Essa redução é considerada uma boa notícia, pois aliviou a pressão hidráulica sobre a ensecadeira.

Os moradores das comunidades ribeirinhas próximas ao açude têm expressado preocupação com o aumento da capacidade de água na região. Existe o receio de que, em caso de transbordamento da ensecadeira, ocorram inundações nas áreas mais próximas ao manancial. Esse alerta foi intensificado nas últimas horas devido às chuvas que atingem a região.

Diante dessa situação, as Prefeituras de Sousa e Cajazeiras, no Sertão paraibano, criaram forças-tarefa para monitorar o Açude Engenheiro Avidos e prestar assistência rápida à população em caso de acidentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share