Dnocs finaliza instalação da segunda comporta na barragem Engenheiro Avidos em Cajazeiras

O Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs) concluiu no sábado (20) a instalação da segunda comporta hidromecânica na barragem Engenheiro Avidos, localizada entre os municípios de Cajazeiras e São José de Piranhas, no sertão paraibano. A obra, que teve um pequeno atraso na conclusão, garante maior segurança para o açude e para os moradores ribeirinhos da região, segundo o engenheiro do Dnocs/PB, André Giovani.

A conclusão da obra era aguardada com grande expectativa pela população local, especialmente pelos agricultores do perímetro irrigado da Várzeas de Sousa. Na última sexta-feira (19), esses agricultores chegaram a interditar um trecho da BR 230, entre Sousa e Aparecida, em protesto contra o atraso nas obras.

O atraso na conclusão da obra, que soma três anos, ocasionou a liberação de grande volume de água no leito do Rio Piranhas, o que causou alagamentos nas plantações dos agricultores da Várzeas de Sousa.

Com a instalação da segunda comporta, espera-se que o controle do volume de água armazenada no açude seja mais eficiente, evitando novos alagamentos e garantindo a segurança da barragem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share