Diocese de Cajazeiras inaugura Centro de Acolhimento Santa Dulce dos Pobres e nova sede da Asdica

A Diocese de Cajazeiras (PB) inaugurou, no final da tarde de sábado (7), a nova sede da Ação Social Diocesana (Asdica) e o Centro de Acolhimento Santa Dulce dos Pobres. O imóvel está localizado na Rua Pedro Américo, no Centro de Cajazeiras, e é popularmente conhecido como “Prédio do Bispo”. 

A cerimônia de inauguração contou com a participação do bispo diocesano Dom Francisco de Sales, de padres, religiosos e religiosas, leigos, autoridades e representantes da sociedade civil organizada.

Na fala de abertura, Dom Francisco de Sales, que é presidente da Asdica, afirmou que a inauguração do complexo marca a realização de um sonho e agradeceu as ajudas recebidas. “É com muita alegria que nós estamos dando vida a um sonho. Um sonho construído com a sensibilidade de muitos corações e a generosidade de muitas mãos, a quem desde já agradecemos sinceramente”, disse.

O bispo ainda destacou o processo de renovação das estruturas da Asdica e falou sobre o propósito do Centro Santa Dulce dos Pobres. “A nossa Ação Social Diocesana tem passado por um processo lento, silencioso, de reestruturação de seus estatutos, dos entes a ela vinculados, de suas estruturas e projetos que vêm sendo por ela desenvolvidos no território de nossa Diocese. O propósito deste espaço, que abriga hoje a sede da Asdica, é ser, ao mesmo tempo, um ponto de convergência do serviço solidário de nossa Igreja na cidade de Cajazeiras, envolvendo nesta iniciativa as nossas paróquias, pastorais, serviços, movimentos e as pessoas de boa vontade de nossa cidade”.

O diretor da Ação Social Diocesana, Padre Walter Anacleto, explicou que a principal finalidade da instituição “é promover e apoiar iniciativas de defesa e garantia dos direitos das populações em situação de vulnerabilidade e risco social”.

O sacerdote também lembrou que outras instituições são dirigidas e mantidas pela Asdica: o Colégio Dom João da Mata, em Itaporanga, e o Centro de Amparo a Velhice Jesus, Maria e José, em Sousa.

O Padre José Wandemberg, diretor financeiro da Asdica, detalhou como se dará o funcionamento do Centro Santa Dulce dos Pobres e esclareceu que o espaço não é voltado para longa permanência. “O Centro Santa Dulce não é uma casa de longa permanência como é o Centro de Amparo a Velhice Jesus, Maria e José, o abrigo de idosos de Sousa. Aqui é uma casa de passagem, aqui nós iremos ajudar e fazer os encaminhamentos imediatos e necessários para que as pessoas que nos procuram tenham os seus problemas resolvidos. Aqui é uma casa de passagem, de apoio e de encaminhamentos das demandas que se apresentam sempre com muita urgência”, afirmou.

O Centro Santa Dulce oferecerá atendimentos e encaminhamentos de dependentes químicos para as casas de recuperação, apoio para resolução de pendências nos auxílios sociais do governo e em débitos de água, energia elétrica e aluguel, distribuição de cestas básicas, amparo aos imigrantes e a população de rua e assistências jurídicas, psicológicas, sociais e espirituais.

 Além desses, a Asdica pretende implantar a distribuição de alimentação para os mais carentes. Segundo o Padre José Wandemberg, a instituição está buscando a melhor forma para oferecer mais este serviço.

O senhor José Wellington Barbosa, articulador e representante da Cáritas do Regional Norte 2 da CNBB, parabenizou a iniciativa da Asdica e enfatizou que a Cáritas está aberta para firmar parcerias com o Centro Santa Dulce dos Pobres. “Quero dizer que a Asdica pode contar com a Cáritas. Teremos uma imensa alegria em formar as parcerias que forem necessárias para que esse novo momento de reconstrução e de retomada do caminho possa se fortalecer. Dom Francisco pode contar conosco sempre, essa é a nossa missão”, disse José Wellington.

Estrutura

A Ação Social da Diocese de Cajazeiras conta com a seguinte equipe dirigente:

  • Dom Francisco de Sales Alencar Batista – presidente;
  • Padre Walter Anacleto – diretor-geral;
  • Padre José Wandemberg Ferreira da Silva – diretor financeiro;
  • Padre José Maria Linhares de Lossi – secretário;
  • Gildeilson Silva Paulino – diretor de projetos;
  • Irmã Maria Lúcia dos Santos, Religiosa da Sagrada Face – assistente social;
  • Paulo Conserva – advogado.

Solidariedade – A Ação Social Diocesana é mantida também por meio de doações e da ajuda de voluntários. As doações financeiras e de alimentos, produtos de higiene e limpeza, roupas, calçados e móveis, assim como a inscrição de voluntários, pode ser feita presencialmente na sede da Asdica localizada na Rua Pedro Américo, s/n, Centro de Cajazeiras, antigo “Prédio do Bispo”. 

COM INFORMAÇÕES DA PASCOM DIOCESANA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share