Caravana da Rede Cuidar supera a expectativa de 2 mil atendimentos em Cajazeiras

O quarto dia de atendimentos da Caravana da Rede Cuidar aconteceu em Cajazeiras, na quinta-feira (6). Na ocasião, foram oferecidos atendimentos em cardiopediatria, pediatria ortopédica, fisioterapia, odontologia, nutrição, enfermagem, serviço social e psicologia para crianças da região, além de suporte obstétrico para inserção de DIU e capacitação para profissionais em manejo pediátrico de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Até esta quinta, mais de dois mil atendimentos foram realizados entre consultas e exames.

Uma das crianças atendidas em Cajazeiras foi Esteffanyo Olímpio, de 12 anos, que há oito é acompanhado pela Rede Cuidar. Cardiopata, Esteffanyo teve sua vida transformada por meio dos atendimentos da Caravana quando ainda era muito pequeno. Ele nasceu com dificuldades para respirar e apresentava cansaço com o mínimo esforço. O pai de Esteffanyo, José Juliano, lembra que os médicos chegaram a falar que a vida do seu filho seria curta.

“Os primeiros dias depois que ele nasceu foram difíceis porque tínhamos medo que ele parasse de respirar a qualquer momento. Os médicos diziam que ele não poderia correr nem brincar, um deles chegou a falar que meu filho não sobreviveria por mais de 15 dias, mas seguimos em busca de tratamento até que encontramos a Caravana da Rede Cuidar”, relatou.

José Juliano conta que, já no primeiro atendimento, Esteffanyo foi diagnosticado com cardiopatia congênita grave e logo foi encaminhado para exames e cirurgia. “A primeira cirurgia foi feita em João Pessoa e a segunda em São Paulo, onde passamos 100 dias com tudo custeado pela Rede Cuidar. Hoje, meu filho é um menino de 12 anos saudável que brinca e corre como qualquer outra criança. E tudo isso graças à Rede Cuidar, que salvou a vida dele, dando oportunidade de ser uma criança saudável”, finalizou.

O secretário executivo de Gestão de Rede de Unidades de Saúde, Ari Reis, destaca que a caravana já superou, em quantidade de atendimentos, os números alcançados no mesmo período do ano anterior. A Caravana já passou pelas cidades de Monteiro, Itaporanga, Princesa Izabel e, ontem, atendeu em Cajazeiras, acumulando mais 2 mil atendimentos em quatro dias.

“A expectativa é atingir 3 mil atendimentos especializados até o final desta semana, com foco na cardiopediatria, pacientes com microcefalia e com problemas ortopédicos. É importante lembrar que a caravana atua de forma alinhada com o Programa Opera Paraíba, e os pacientes que precisam de cirurgias eletivas são direcionados para um dos 38 hospitais instalados no estado, onde os procedimentos são realizados”, pontua o secretário executivo.

De acordo com a coordenadora da Caravana, Juliana Soares, a ação tem contemplado os pacientes e também os profissionais de saúde, que têm buscado as capacitações em todos os 13 municípios por onde a mobilização acontece. “Ano passado iniciamos o treinamento de inserção de DIU para os profissionais de medicina, esse ano ampliamos para os profissionais de enfermagem e essa é, sem dúvida, a aula mais concorrida. Também estamos tendo o treinamento de Síndrome Respiratória Aguda Grave, que está trazendo vários profissionais interessados em discutir as estratégias e organizar os fluxos nos municípios. Além disso, também estamos implantando a sedação na odontologia, que veio fazer a diferença no processo da caravana e que vai dar frutos no futuro”, ressalta.

Ainda de acordo com Juliana Soares, os profissionais que recebem esses treinamentos tornam-se multiplicadores pelas localidades vizinhas, ampliando a oferta de cuidado para a população de forma segura e qualificada.

Além dos profissionais, a Caravana da Rede Cuidar conta, anualmente, com a participação de estudantes de várias áreas da saúde. Nesta sexta (7), a Caravana realizará atendimentos em Sousa e, no sábado (8), em Catolé do Rocha. Os próximos destinos incluem Pombal (9), Patos (10), Picuí (11), Esperança (12), Guarabira (13), Itabaiana (14) e Mamanguape (15).

COM INFORMAÇÕES DO GOVERNO DA PARAÍBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share