Pulso

Protesto Pelo visto o voto de protesto deixou de existir em Cajazeiras e na Paraíba. O folclórico sapateiro Gobira, que foi fenômeno eleitoral em 2014, quando disputou um mandato de deputado federal por um pequeno partido, obtendo quase 50 mil votos no Estado, desta vez decepcionou. Ele obteve apenas 2.383 votos no Estado. Por sua vez, o Pintado – Comendo maxixe e arrotando quiabo tirou apenas 1.333 sufrágios.

Pesquisas Institutos como Datafolha e Ipec erraram feio na disputa presidencial deste ano. No sábado, o Datafolha, por exemplo, apontou que Lula teria 50% dos votos contra apenas 36% de Bolsonaro, um resultado bem diferente do observado nas urnas. Já em relação ao Estado de São Paulo, esses institutos também erraram feio quando apontavam uma vitória de Haddad e deu Tarcísio de Freitas.

Vitorioso Mais uma vez o prefeito de Cajazeiras José Aldemir foi o grande vitorioso nas urnas nessas eleições, quando sua esposa, Dra. Paula botou no bolso Chico Mendes e Júnior Araújo, obtendo 14.169 votos. Já o candidato do prefeito a deputado federal Agnaldo Ribeiro tirou mais votos em Cajazeiras do que em Campina Grande, sua terra, e o segundo colégio eleitoral do Estado.

Pulso Mais uma vez, o prefeito de Cajazeiras José Aldemir não teve pulso para garantir a unidade do seu grupo em torno da candidatura de João Azevêdo ao Governo do Estado. Os vereadores Waldemar Carolino e Sargento Orlando, ambos do PSDB, não retiraram o apoio a Pedro Cunha Lima. Delzinho e Ninha da Arara, que votaram em Veneziano no primeiro turno, disseram ao prefeito que não votarão em João neste segundo turno. O prefeito conseguiu reverter apenas o voto de Nino da Esperança que no primeiro turno votou em Pedro.

Representação Mais uma vez a cidade de Sousa ficou sem representação na Assembleia Legislativa do Estado. Lindolfo Pires ficou novamente na suplência; o ex-deputado e ex-prefeito André Gadelha e o médico Dr. Célio não lograram êxito. Sousa já contou com grandes nomes na política do Estado, a exemplo de Antonio Mariz e Marcondes Gadelha. Por sua vez, Cajazeiras repetiu a dose e elegeu seus três candidatos a deputado estadual.

Votação Enquanto o empresário Chico Mendes rompeu a barreira dos 43 mil votos no Estado, o seu colega Airton Pires não teve a mesma determinação e se contentou apenas com alguns apoios na região do Vale do Rio do Peixe. Resultado: não conseguiu se eleger deputado e ainda por cima, a votação em São João do Rio do Peixe também não correspondeu às expectativas, para alegria do ex-prefeito de Cajazeiras José Aldemir.

Bancada O PL, partido do presidente Bolsonaro terá a maior bancada do Senado Federal a partir do próximo ano. A sigla elegeu oito senadores e com isso, ocupará 15 das 81 cadeiras. Entre os eleitos está o ex-ministro da Integração Regional, Rogério Marinho que foi eleito pelo Rio Grande do Norte. Já a ex-ministra da Família e dos Direitos Humanos do governo Bolsonaro, Damares foi eleita senadora pelo Distrito Federal. Ela também segue o mesmo pensamento do chefe: é contra o aborto, o homossexualismo e a igualdade de gênero.

Curioso Um fato curioso foi a eleição do caminhoneiro bolsonarista Zé Trovão. Ele usa tornozeleira eletrônica, após fazer ataques ao STF e à democracia. Zé Trovão foi eleito deputado federal por Santa Catariana. O caminhoneiro foi preso, acusado de atentar contra a Democracia e ataques a ministros do Supremo; passou dois meses foragido, depois foi preso e está em prisão domiciliar.

COLUNA DO JORNAL SEMANAL GAZETA DO ALTO PIRANHAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
CLIQUE E LEIA

Resgate

Gazeta de cara nova  O jornal Gazeta com esta edição, a de número 1.152, completa 22 anos de…
CLIQUE E LEIA

Dinheiro sobrando

Dinheiro sobrando   A Câmara Municipal de Cajazeiras, em 2020, no final do exercício financeiro, devolveu uma boa quantidade…
CLIQUE E LEIA

Desgostoso

Dia histórico – O voo inaugural da Azul, que tem a rota Recife/Cajazeiras/Recife, no dia 1º de agosto…
Total
0
Share