“Tu vens, tu vens, eu já escuto os teus sinais”

O refrão da canção ANUNCIAÇÃO, que integra o disco ANJO AVESSO, lançado em 1983 por Alceu Valença, pode ser considerado uma manifestação de desejo da chegada de um novo tempo de esperança para os brasileiros, na expectativa de retorno à democracia plena. “Tu vens, tu vens, eu já escuto os teus sinais”. Gravada há quase quarenta atrás, a música tem tudo a ver com o momento atual. Foi cantada como um hino pela volta da democracia no Brasil por manifestantes que reivindicavam eleições diretas para a presidência da república.

De repente são percebidos sinais de que mudanças importantes e necessárias estão acontecendo no cenário político, social e econômico do país. Há uma luz no final do túnel. A estrofe tem, portanto, um sentido metafórico. O interessante é que na capa do LP o compositor aparece com uma estrela de cinco pontas no braço, permitindo a interpretação de que se anuncia o aparecimento de uma “estrela”, com sua luminosidade, a oferecer os novos caminhos a serem percorridos para que saiamos da escuridão a que estamos sendo submetidos.

Em outro verso da canção é dito: “Na bruma leve das paixões, tu vens chegando”. Revela a exaltação do estado de espírito de todos os que querem um Brasil livre das ameaças golpistas. A certeza de que vale a pena sonhar que dias melhores virão. A confiança de que o brilho da “estrela”, acendendo a luz da esperança, fará com que enxerguemos melhor a forma de seguirmos adiante nesse propósito.

Nossos ouvidos precisam estar atentos para escutar e compreender os sinais emitidos, como bem expressa a letra da canção. Nas noites sombrias procuramos o brilho das estrelas para não nos sentirmos perdidos nas trevas assustadoras. Muito bom quando as encontramos e assim nos livramos da sensação do desassossego e da desesperança. Li em algum lugar uma frase, que não lembro o seu autor, que diz: “Os que choram de noite pela lua, acabam não reparando no brilho das estrelas”. É isso que querem. Que fiquemos abatidos no desânimo das lamentações, sem que nos encorajemos a ver a luz das estrelas nas preocupações noturnas. Por isso, fazem de tudo para ofuscarem o brilho de qualquer estrela que possa nos sinalizar o caminho da felicidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
CLIQUE E LEIA

Questão de ser

Reflito sobre os desafios da raça humana e percebo que o doce Papai Noel, com suas tantas lendas…
Total
0
Share