Sorria, você está sendo filmado

Cada um de nós já ingressou em um ambiente e percebeu a existência de câmeras com o propósito de registrar tudo o que acontece naquele local. Ou então visualizou uma placa que diz: “sorria, você está sendo filmado”. Claro que se não estiver praticando nenhum ato que possa ser considerado proibido, não há porque se incomodar com tal vigilância. Afinal, quem não deve, não teme.

Os invasores das sedes dos Três Poderes, no dia 08 de janeiro, em Brasília, no entanto, faziam questão de posar para as câmeras, sem medo de que estivessem produzindo provas contra eles próprios. Até porque, já há confirmação de que contavam com o apoio de agentes de segurança que testemunhavam seus movimentos de vandalismo explícito, com total e absoluta cumplicidade. Tinham a certeza que protagonizavam um ato revolucionário de tomada de poder. E assim, nada poderia lhes acontecer a partir de então.

O tiro saiu pela culatra. Embora, após o fracassado golpe, tentassem produzir a narrativa de que os insólitos episódios teriam acontecido com o conhecimento prévio do governo que acabara de assumir, argumentando, ainda, que a “esquerda” teria posto infiltrados entre os manifestantes. Uma tese que não resiste à análise amparada na racionalidade. Qual o interesse em produzir um caos social e uma afronta à Constituição, partindo de quem sempre se colocou em defesa das liberdades democráticas e respeito aos preceitos constitucionais?

Os golpistas foram flagrados pelas lentes das câmeras instaladas nos prédios em que se situavam os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Os desordeiros, travestidos de “patriotas”, sem nenhuma preocupação, depredaram o patrimônio público, destruíram obras de arte e afrontaram os princípios que mantêm a República. Alguns faziam isso com o espírito terrorista mesmo, cientes do que estavam praticando. Outros, agiam como “massa de manobra”, integrando uma turba colérica, sem medir as consequências dos seus atos. Estavam, em sua grande maioria, vestindo a camisa verde e amarela da CBF, a indumentária dos golpistas, ou enrolados na bandeira nacional. Estimulados por lideranças desqualificadas e irresponsáveis, produziram um dos mais lamentáveis momentos da história nacional.

Por determinação do ministro Alexandre de Moraes, o GSI – Gabinete de Segurança Institucional divulgou todas as imagens colhidas pelas câmeras e revelando que a exibição do vídeo da CNN Brasil era uma armação para comprometer o governo recém empossado. O Fantástico do último domingo desmontou detalhadamente a farsa arquitetada. As imagens do circuito interno do palácio reforçam a ação violenta cometida por extremistas de direita. O vídeomonitoramento não deixa dúvidas e serão documentos importantes para apreciação na CPMI – Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, a ser instalada no Congresso Nacional. Os criminosos estão sendo facilmente identificados. Olharam e sorriram para as câmeras. Conseguiram se afirmar culpados pela própria ousadia. Vão enfrentar as barras da justiça.

1 comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
CLIQUE E LEIA

Cidade Abençoada

Bendita para todo o sempre sejaA força que te plasma, Cajazeiras,E te conduz à frente das primeirascidades desta…
Total
0
Share