O Dia da Fotografia

Creio que tenho apenas uma, ou talvez duas fotografias de quando eu era criança em Cajazeiras-PB. Na adolescência a coisa melhorou, e penso que devo ter meia dúzia. Máquina fotográfica naquele tempo? Era coisa de gente de posse, como se dizia.

Chegando em Brasília, meu segundo território, a coisa melhorou e o encanto da máquina fotográfica brotou, como o celular hoje em dia que enfeitiça até na mão de um bebê.

Interessante que o registro de nossos momentos pela fotografia em papel parece ter mais encanto do que a digital. Mas se pararmos para pensar veremos que isso não passa de nostalgia. O mundo digital da fotografia é espetacular com sua riqueza de recursos inimagináveis. Você vê-las com artifícios de luzes e ângulos numa tela de computador é de embevecer nossos olhos. Mas ver fotografia em preto e branco do fotógrafo Sebastião Salgado, arrisco dizer, é muito mais bonito. Façam um teste e deem uma clicada aí no Google.

Dia desses estava revendo fotos impressas antigas de Cajazeiras com seus edifícios, prédios, ruas, pessoas, tudo em preto e branco, e deu-me a sensação de um tempo congelado, mas ao mesmo tempo seus enquadramentos me despertaram para o olhar artístico de seus fotógrafos e vi como que a arte em preto e branco tem vivacidade, e aí toda aquela paisagem urbana rejuvenesceu meu olhar.

O mundo sempre foi colorido, mas hoje parece ser essencialmente uma tela multicolorida de tevê de muitas polegadas em alta definição. A não ser em salas de exposições e museus ninguém mais quer ver foto que não seja colorida. Ou estou fazendo uma afirmativa distorcida, pra dizer o mínimo.

19/8, é o Dia Mundial da Fotografia, e tem certas fotos que não saem de nossas cabeças. Isto é, quem gosta da arte da fotografia. Aquela da cena do filme O Pecado Mora ao Lado, em que o vestido de Marilyn Monroe é levantado na rua pelo respiradouro do metrô, é um clássico.

Já fiz uso dos serviços de lambe-lambe para fotos de documentos. Não acredito que exista mais. A modernidade vai reinventando tudo. Mas confesso que não sei tirar selfie.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
CLIQUE E LEIA

Alvorada

Ao acordar, levante os teus braços para os céus, e peça por mais um dia de vida de…
CLIQUE E LEIA

Ano Novo

Nos primeiros momentos deste novo ano não procurei esperanças, apenas mergulhei num universo de saudades para procurar nos…
Total
0
Share