Linhas aéreas comerciais: uma luta de mais de meio século

Quando a cidade de Cajazeiras perdeu as linhas aéreas comerciais, na década de 60, e logo em seguida teve a homologação do Aeroporto Antonio Thomaz cancelada, devido a uma série de obstáculos que foram sendo construídos em seu derredor, que muitas lutas e embates foram travadas para reconquistar um novo aeroporto, obter a sua homologação para, finalmente, ver pousar uma aeronave, neste dia 1º de agosto, um Caravan, Pré-fixo PS-CNE, batizado de Mascote Azul, das linhas Aéreas Azul Conecta, com rota interligando Recife/Cajazeiras/Recife e a partir daí ao resto do mundo.

Finalmente Cajazeiras reconquista seu espaço aéreo comercial, que foi perdido por incompetência, negligência, falta de força política e principalmente de verdadeiros líderes, que diante das novas exigências não tiveram a capacidade de ver o quanto a continuidade destes serviços seriam de extrema importância para o desenvolvimento de nossa cidade e de toda a região.

Enquanto buscávamos soluções, víamos a vizinha cidade cearense de Juazeiro do Norte avançar e dar continuidade aos seus voos comerciais, já que o que foi solicitado na época eles atenderam, nós em Cajazeiras, não tivemos a capacidade de aumentar em apenas 100 metros de extensão a pista do velho Aeroporto Antonio Thomaz, já que os velhos aviões DC-3 teriam que ser substituídos pelos da AVRO, aeronave de porte maior e que exigia portanto uma pista com no mínimo 1.100 metros.

O sonho embalado pelo imortal paraibano José Américo de Almeida, quando fez o aeroporto de Cajazeiras, morria junto com todos os cajazeirenses: perdemos o campo de pouso e consequentemente as linhas aéreas comerciais. Reconquistá-las foi uma luta de mais de meio século.

A primeira luta foi a da escolha do local, depois da desapropriação, que se tornou uma doação de filhos ilustres da terra, em seguida o desmatamento e a construção de uma pista de 1.600 metros.

Faltando apenas três dias para o término do seu mandato, o governador José Maranhão inaugurou, no dia 29 de dezembro de 2010, a pista do Aeroporto Professor Pedro Vieira Moreira e o primeiro jatinho a pousar foi o do empresário João Claudino Fernandes, que veio diretamente de Teresina-Piauí, participar do evento, que foi festivo e com muitos oradores.

José Maranhão já deixou licitada a construção do terminal de passageiros, que ficou sob a responsabilidade do então governador Ricardo Coutinho, que em 2012 a concluiu e deu prosseguimento a uma série de exigências da ANAC, dentre elas: cercamento, ampliação das laterais da pista, balizamento noturno e todas estas lutas teve a cobrança permanente do Gazeta e da Sociedade Civil Organizada.

Então, após 6.251 dias de promessa, o Aeroporto de Cajazeiras, numa quinta-feira, dia 17 de novembro de 2016, foi homologado pela ANAC e, no dia 28, o governador Ricardo Coutinho fez o voo inaugural, voo do qual fiz parte e me deixou envaidecido.

Mas somente em 2023, no primeiro de agosto, depois de uma cobrança e luta permanente dos cajazeirenses, é que finalmente reconquistamos as linhas aéreas comerciais, já sob a batuta do governador João Azevedo, a quem agradecemos.

Cajazeiras precisa continuar voando.

1 comentário
  1. Com relação ao uso desse voo da Azul de Cajazeiras para Recife, é viável sim ir para João Pessoa porque a distância de Recife para João é de apenas 100 km, portanto o passageiro pega um voo de Cajazeiras para Recife e chega em 1:50 horas, e chegando em Recife pega um ônibus para João Pessoa que dura aproximadamente 1 hora, portanto em 2:50 horas, se chega a João Pessoa. Outra coisa muito importante para a nossa população possa entender é comprar passagem de avião é diferente de passagem de ônibus, pelo motivo muito simples tem época do ano que a passagem de avião fica muito cara, como por exemplo férias de fim de ano carnaval e festa junina, mas é importante também se a pessoa fizer um planejamento da compra de sua viajem como por exemplo compra uns seis meses antecipado pode se tornar até mais barato do que viajar de ônibus, tem uma outra informação ficar de olho na promoção das passagens aéreas, por exemplo no mês de junho a Azul fez uma promoção por exemplo por 656 reais de Cajazeiras para São Paulo, muito mais barato que a passagem de ônibus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
CLIQUE E LEIA

Chuva e mortes

As imagens dos efeitos da chuvarada na Região Metropolitana do Recife percorrem o mundo, anunciando a tragédia. Há…
CLIQUE E LEIA

O protagonismo

Quem não consegue ser protagonista da sua própria vida está fadado a ser uma pessoa com dificuldades em…
CLIQUE E LEIA

Prefeitos chorões

A grande e patética mobilização dos prefeitos por todo o país, nesta quarta-feira (30), clamando por mais recursos…
Total
0
Share