Guerra desnecessária

DERMIVAL MOREIRA

Tudo que o mundo não precisa nesse momento é de uma Guerra envolvendo a Rússia, Ucrânia e a OTAN. Apesar de que ninguém ganharia com uma Guerra nessa proporção, nesse momento “pré-conflito armado” o jogo interessa a todos os protagonistas. Não há anjos nessas disputas geopolíticas. É o momento das bravatas e dos blefes; hora de valorizar cada ponto das discussões, de barganhar nas negociações e angariar apoio popular e de países ainda neutros.

Desde a queda do Muro de Berlim em 1989 e a dissolução da União Soviética (formada pela Rússia mais 12 países, entre eles a Ucrânia), em 1990, a Rússia viu as forças ocidentais se aproximarem cada vez mais de seu território, até então protegido pela aliança proporcionada pelo Pacto de Varsóvia, formado em 1955 em resposta à formação da OTAN seis anos antes. Integravam o Pacto de Varsóvia as 13 Repúblicas da URSS mais 9 países do Leste Europeu. Com a queda do Muro de Berlim e o Fim da Guerra Fria e da URSS, o Pacto de Varsóvia deixou de existir e alguns dos seus membros foram, um após o outro, sendo cooptados a integrarem a OTAN, à contra gosto da Rússia.

Sendo a ligação da Rússia com a Ucrânia quase umbilical, Vladimir Putin não aceita mais nem um passo da Ucrânia rumo ao Ocidente, principalmente integrar uma aliança militar como a OTAN, o que significaria para a Rússia conviver com um inimigo bem armado debaixo das suas barbas. Nesse ponto Putin tem razão, até porque a Rússia não tem nenhuma base militar no Ocidente.

Tenho dito que a solução do problema está nas mãos do Presidente Ucraniano Volodymyr Zelensky. Não há a necessidade de integrar a OTAN para “ocidentalizar” seu país, caso seja esse o desejo do Presidente Ucraniano. Zelensky está perdendo uma grande oportunidade de dizer ao mundo que é de Paz e que não vai ser marionete do Ocidente e seus problemas, no trato com a Rússia. Sua neutralidade nessa questão seria o que de mais inteligente e racional ele poderia fazer. Ou seja, assinar o tratado de que a Ucrânia jamais integrará a OTAN.

A Guerra só é lucrativa e rende dividendos até que ela comece. Por enquanto todos estão ganhando… até Bolsonaro, que não desistiu da viagem à Rússia e vai pegar uma caroninha nos holofotes nesse momento.

DERMIVAL MOREIRA É BANCÁRIO APOSENTADO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
CLIQUE E LEIA

Sem tristeza

Quando a tristeza lhe fizer companhia, e o sol abrasador da saudade emitir acordes de uma canção composta…
Total
0
Share