Após descoberta de sítio arqueológico em Cachoeira dos Índios, exposição reúne objetos da história do município

Um novo sítio arqueológico foi localizado pela equipe do Laboratório de Arqueologia e Paleontologia (Labap), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no município de Cachoeira dos Índios, Sertão da Paraíba, com ajuda da população. A novidade é que se trata de um possível sítio tupi no Sertão, região que, pelos levantamentos anteriores, seria área de domínio dos antigos cariris. O achado reforça a hipótese da presença desse grupo humano também no interior da Paraíba, onde já foram descobertos 18 sítios tupis.

Para apresentar os achados arqueológicos e outros bens culturais de Cachoeira dos Índios, a UEPB e os estudantes da Escola Municipal Maria Cândido de Oliveira, que fazem parte do projeto Akangatu, sob a supervisão do professor de História Djalma Luiz, organizaram uma exposição na praça Padre Cícero, com apoio da prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação. A UEPB levou para a praça o seu Museu Itinerante de História Natural. Já o projeto Akangatu apresentou também bens culturais, fotografias, artes plásticas e outros objetos essenciais para a história do município e da região.

Situado na zona rural da cidade, a cerca de sete quilômetro do Centro, o sítio abriga objetos de cerâmica que, provavelmente, pertenceram ao povo tupi e que estão ali há cerca de 600 anos, tempo que só será comprovado após o processo de datação. Já as análises comparativas da cerâmica é que poderão confirmar se é realmente um sítio tupi.

A UEPB desenvolve um grande projeto de pesquisa sobre a presença tupi nos sertões da Paraíba e este novo sítio reforça que esse povo esteve no Sertão antes dos europeus chegarem por aqui. Quem mora nas regiões onde, normalmente, são encontrados sítios arqueológicos ou paleontológicos e anda por esses locais, pode reconhecer um sítio. Porém, uma orientação é não tocar nas peças para evitar retirar os materiais arqueológicos do contexto. Em seguida, acionar o Iphan ou o Labap da UEPB.

COM INFORMAÇÕES DO DIÁRIO DO SERTÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share