Zé Sacristão: um cajazeirense de quase 1.000 afilhados

JOSÉ ALVES PEREIRA
Cajazeiras (PB), 07/08/1922
Cajazeiras (PB), 17/07/2014

Zé Sacristão, casado com Joana Alexandre Pereira, é filho de José Alves Coêlho e Francisca Clementina de Souza. Pai de oito filhos: Assis, Fátima, Tarcísio (in memoriam), Lúcia, José Filho, Luciano, Jacinta e Marcos.

Exerceu as mais variadas profissões, como sapateiro e balconista na farmácia do Dr. Aprígio de Sá. Foi sacristão 19 anos seguidos, entre 1948 e 1967, além de ter exercido a função de oficial de justiça a partir de 1963, onde aposentou-se.

Zé Sacristão também enfrentou lutas sociais. Participou diretamente das construções do Abrigo de Idosos Luca Zorn e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cajazeiras. Foi, ainda, presidente do Círculo Operário e da Conferência São Vicente de Paula.

Uma das peculiaridades de Zé Sacristão é que ele era padrinho de cerca de 929 afilhados, sendo, certamente, o cajazeirense com o maior número de compadres já registrado nesta terra.

Em 2011, o vereador Moacir Menezes apresentou um Projeto de Resolução à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cajazeiras para a outorga da Medalha de Honra ao Mérito Legislativo Deputado João Bosco Braga Barreto. O projeto foi aprovado por unanimidade dos seus pares.

Zé Sacristão morreu em Cajazeiras, aos 91 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
CLIQUE E LEIA

Edme ao vivo

A foto mostra o ex-deputado Edme Tavares sendo entrevistado pelo radialista Geraldo no Estádio Higyno Pires Ferreirra, em…
Total
0
Share