O professor, historiador e imortal José Antônio de Albuquerque

JOSÉ ANTÔNIO DE ALBUQUERQUE

* Boqueirão de Piranhas, Cajazeiras (PB), 13/06/1946

O professor e historiador José Antônio de Albuquerque nasceu em 13 de junho de 1946 no Distrito de Engenheiro Avidos, município de Cajazeiras (PB). É filho de Francisco Arcanjo de Albuquerque e Leopoldina Brito de Albuquerque.

Casado com a professora Maria Antonieta Cavalcante de Albuquerque, são pais de Francisco Sávio Cavalcante de Albuquerque, José Antônio de Albuquerque Filho, Letícia Teresa Cavalcante de Albuquerque Moutinho e Francisco Arcanjo de Albuquerque Neto.

José Antônio fez o curso primário no Grupo Escolar Dom Moisés Coelho e na escola particular do professor Manoel Mangueira Lima, em Cajazeiras. O curso ginasial foi feito no tradicional Colégio Diocesano Padre Rolim, também em Cajazeiras.

Procurando alçar novos voos, rumou para o Recife (PE) para estudar no Colégio Carneiro Leão, onde concluiu o curso colegial.

Permaneceu na capital pernambucana, aonde cursou Licenciatura Plena em História na Universidade Católica de Pernambuco e Bacharelado em Ciências Sociais na Universidade Federal de Pernambuco, tendo se especializado em História do Brasil na FESC da Universidade de São Paulo, em 1979.

Em Cajazeiras, se estabelece como professor, tendo lecionado no Colégio Estadual  Professor Crispim Coêlho, em Cajazeiras, e na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras (Fafic), aqui entre 1972 e 1979.

Em paralelo, em determinado período da década de 70, foi comerciante, tendo sido proprietário da Livraria Rio Piranhas.

Com a criação do campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em Cajazeiras, torna-se professor em 1º de agosto de 1979, desenvolvendo suas atividades regularmente até 2015, já na atual Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Neste meio tempo, o professor José Antônio de Albuquerque foi diretor do Centro de Formação de Professores do Campus V da UFCG em Cajazeiras, no período de 1981 a 1984.  No campo político, foi vereador eleito pela Arena, em 1972, para a Câmara Municipal de Cajazeiras, tendo sido presidente do Poder Legislativo entre 1974 e 1975. Ainda foi candidato a vice-prefeito de Cajazeiras em 2016.

É membro do Rotary Clube de Cajazeiras, tendo sido o seu presidente e desenvolvido um grande trabalho.

O professor José Antônio de Albuquerque também enveredou pelo ramo da Comunicação, sendo acionista da Rádio Alto Piranhas AM 650 KHz e do semanário Gazeta do Alto Piranhas, que fundou em 1999, empresas com sede em Cajazeiras.

Em 2009, foi agraciado com a Medalha Epitácio Pessoa, concedida pela Assembleia Legislativa da Paraíba. Também recebeu a cidadania do município de Triunfo (PB), em 2011.

Atualmente, desenvolve diversas atividades jornalísticas e culturais, sendo presidente do Instituto Histórico de Cajazeiras, membro efetivo da Academia Cajazeirense Artes e Letras (Acal) e colunista do Jornal Gazeta do Alto Piranhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share