Moradores querem recuperação de canal soterrado na estrada para Boqueirão de Piranhas

Moradores do Assentamento Santo Antônio e comunidades adjacentes realizaram um protesto interditando a estrada para Boqueirão de Piranhas, em Cajazeiras, para reivindicar serviços no canal da Barragem de Santo Antônio, que passa pela estrada e leva água ao açude.

Os moradores afirmam que o canal está soterrado e querem que a empresa que está asfaltando a estrada troque as manilhas porque, segundo eles, as que estão não suportarão a passagem da água em período chuvoso. Os moradores reivindicam a construção de um canal, pois eles temem que o açude se acabe.

Os líderes comunitários Chico Miguel, do sitio da Vaca Morta; Zé Carlos, do sítio Gadelha; e Nilberthison Araújo, vice-coordenador da Associação do Assentamento Santo Antônio, falaram em nome dos moradores.

“Para este açude encher, depende deste canal que vem da Barragem do Santo Antônio e esse canal passa por essa estrada. Antes, quando construiu era muito bem feito, faltando 20 centímetros para sangrar o canal já estava botando água para dentro do açude. Hoje é ao contrário, o canal só passa um pouquinho d’água quando a barragem está sangrando acima de meio metro. O que estamos reivindicando é que eles façam uma reforma no serviço malfeito que eles fizeram”, disse Chico Miguel.

“Não depende desse canal só o Açude do Soinho, a Barragem do Santo Antônio, que é uma BR federal, se esse canal não soltar água, quando o rio pegar uma cheia grande ele vai transbordar. E outra, se essa água do Rio São Francisco cair para dentro e não estiver aberto vai dar problema na BR”, afirma Zé Carlos.

Segundo informações de Nilberthison Araújo ao Diário do Sertão, um representante do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) foi até o local e ouviu os moradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share