Dona Maria de Doca, uma guerreira

MARIA GOUVEIA DE SOUZA
* Umari (CE), 20/06/1920
+ João Pessoa (PB), 27/08/2020

Maria, que não por acaso tem o nome de Jesus, teve treze filhos, cujos nomes, pela ordem de nascimento, são: Jarismar, Ademar, Irismar, Heliomar, Itamar, Zilmar, Osmar, Francisco Emar (conhecido por Tico), Fátima, Deusimar, Ivamar, Vilemar e Glorismar (Glória). Ela é também avó de dezenas de netos, bisnetos e uma trineta. 

Nasceu a 20 de junho de 1920 e viveu a sua infância na zona rural, no município de Umari (CE), onde casou-se com Raimundo Gomes da Silva, o Doca, e teve seu primeiro filho. Morou em Cajazeiras de 1938 a 1972, onde nasceram 12 dos seus 13 filhos. De 1972 a 2003, morou na cidade de Campina Grande, contribuindo na formação média e universitária de parte de seus filhos e netos.

DONA MARIA E FILHOS NO SEU ANIVERSÁRIO DE 90 ANOS

Comemorou seus 90 e seus 100 anos em João Pessoa, rodeada de seus familiares, noras, genro e amigos, com relativa saúde e uma lucidez impressionante, que a permite manter sua dedicação e amor para com seus filhos, buscando estender esses sentimentos aos seus demais descendentes.

Ela tem a admiração de todos que a conhecem, pela sua coragem, perseverança e determinação para trilhar os caminhos da vida. Tem o reconhecimento de seus filhos pela compreensão, dedicação, amor e, ainda, pela formação escolar dos mesmos.

Ao lado do seu marido, Raimundo Gomes, lutou com afinco para oferecer educação aos filhos, enfrentando dificuldades decorrentes da falta de recursos e do seu baixo grau de escolaridade.

Dentre muitas das suas atitudes que enchem de orgulho e alegria os seus familiares, uma em especial merece destaque. Trata-se de sua decisão em estudar, quando, aos 82 anos, matriculou-se numa escola pequena e simples de um bairro periférico de Campina Grande.  Foi exemplo de mãe, avó, bisavó, tia e amiga, dedicada e participativa. Colaborou e contribuiu para que a família se mantenha unida e com solidariedade mútua.

Faleceu em João Pessoa (PB) no dia 27 de agosto de 2020, aos 100 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share