Bosco Maciel, o cantador

JOÃO BOSCO DA SILVA

* Cajazeiras (PB), 03/03/1950

Poeta, folclorista e cantador, João Bosco da Silva (Bosco Maciel) nasceu em 3 de março de 1950, na cidade de Cajazeiras. É filho de José Cardoso da Silva e Santa Maciel. Desde criança manifestou interesse pelas artes, principalmente a pintura e a música.

Conhecido como Bosco Maciel, em 1970, mudou-se para São Paulo e quatro anos depois veio residir em Guarulhos. Naquela cidade paulista, criou o instituto “Casa dos Cordéis”, espaço cultural cujo objetivo é valorizar todo tipo de manifestação artística e popular.

No instituto são feitas apresentações de música e teatro; saraus literários e musicais; exposições de arte, danças regionais e eventos como Folia de Reis, Cavalo Marinho e Desafio de Cantadores Repentistas. Mesmo vivendo em Guarulhos, nunca esqueceu suas origens, centrando suas pesquisas nas figuras pitorescas do sertão, como os emboladores de feira, os cegos cantadores, as benzedeiras, os vaqueiros e outros personagens que compõem o folclore nordestino.

Em 2005, participou do “Projeto Funcultura”, da Secretaria de Cultura de Guarulhos, sendo classificado em primeiro lugar com o livro “Romanceiro” lançado no mesmo ano. No ano 2007, entrou para a Academia Guarulhense de Letras. Em 2010 recebeu o título de Cidadão Guarulhense da Câmara Municipal de Guarulhos, como reconhecimento por serviços prestados à cidade na área de cultura popular. Bosco Maciel coordena também grupos de estudos que coletam peças e documentos que contam a história dos costumes brasileiros.

É membro fundador efetivo da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (Acal) ocupando a cadeira nº 38, cujo patrono é o padre Vicente Freitas de Souza.

COM INFORMAÇÕES DO BLOG CAJAZEIRAS DE AMOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share