Sebrae e UNIFSM promovem maratona colaborativa para incentivar ideias empreendedoras em Cajazeiras

Evento vai acontecer entre os dias 23 e 25 de maio e vai contar com a participação de estudantes do ensino médio e universitários

Uma experiência imersiva com foco na construção de soluções criativas. Esse é o propósito da maratona colaborativa IdeiaSanta, que será realizada pelo Sebrae/PB e o Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM), entre os dias 23 e 25 de maio, na cidade de Cajazeiras, no alto sertão do estado. A programação, que une educação e empreendedorismo, busca também estimular o processo de inovação entre os participantes.

O desenvolvimento da maratona consiste em uma metodologia que cumpre sete etapas. São elas: formação de equipes e apresentação da trilha da maratona; identificação do problema e público; validação do problema e público; definição de solução e proposta; construção de lean canvas, método que permite planejar e validar modelos de soluções de forma ágil; apresentação da ideia em pitch, que é um formato rápido de explicação da proposta ao público; e por último, a premiação, sendo esse o momento de reconhecimento das melhores ideias pela banca julgadora. 

Conforme o coordenador do curso de administração do UNIFSM, Marcelo Feitosa, a maratona surge como uma oportunidade estratégica para incentivar a criação de soluções inovadoras, além de colaborar com o ambiente da pesquisa. “É uma competição de ideias, que tem como foco propor soluções para os problemas ligados ao eixo da educação. Será um evento grandioso”, comentou. 

O IdeiaSanta tem como público-alvo estudantes matriculados em instituições de ensino públicas ou privadas, observando as modalidades de ensino médio ou graduação. De acordo com o cronograma divulgado pelos organizadores, os participantes irão trabalhar o desenvolvimento de soluções criativas durante o período de 16 horas.

Segundo o analista técnico do Sebrae/PB, Tiago Oliveira, a visão empreendedora estimulada a partir da aplicação da metodologia da maratona é um dos pontos centrais. “Essa experiência permite fomentar o espírito empreendedor dos participantes, mostrando como buscar o crescimento, assim como trabalhar o processo da criatividade e da mente inovadora”, destacou.

UNIDADE DE COMUNICAÇÃO E MARKETING – SEBRAE PARAÍBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share