Padre afirma que agronegócio vive um bom momento em Cajazeiras e região

O padre Francivaldo do Nascimento Albuquerque, presidente do Comitê de Luta pela reabertura do Parque de Exposição de Animais Antônio Cartaxo Rolim, disse que o setor agropecuário de Cajazeiras e região vive um dos seus melhores momentos.

Ele citou, por exemplo, os bons invernos registrados nos últimos anos, após um longo período de seca: “estamos tendo invernos com chuvas acima da média, água nos açudes e pasto para o gado”. O padre também lembrou que a previsão é de que só vamos ter um inverno ruim em 2031.

“A chegada das águas da Transposição do Rio São Francisco, que vai deixar os rios perenizados para alimentar os animais, irrigar plantações e fomentar o desenvolvimento das cidades e da zona rural, também é um componente importante para o entusiasmo do setor”, disse.

Padre Francivaldo disse que médicos e empresários, especialmente da construção civil, estão investindo na criação de gado leiteiro, de corte e de raça. Ele lembrou que a cadeia produtiva também está em crescimento, com a instalação de um laticínio em Cajazeiras, que já compra boa produção regional do leite.

De acordo com o padre, que também é um pequeno produtor rural, a Prefeitura de Cajazeiras encaminhou dois ofícios ao Governo do Estado: um para iniciar o processo de translado da feira semanal de animais do entorno do Estádio Perpetão para o Parque de Exposição de Animais, e outro solicitando uma ampla reforma no local.

Ele disse que, neste mês de agosto, deve ocorrer uma reunião com o objetivo de montar a comissão provisória da Associação dos Pecuaristas. “Inicialmente, vamos fazer uma associação com poucas pessoas e depois vamos trabalhar uma entidade ampliada, com a participação de agropecuaristas de toda região”, revelou.

Padre Francivaldo adiantou, ainda, que a proposta de gestão tripartite do Parque de Exposição de Animais de Cajazeiras vai ser encaminhada ao Governo do Estado, Prefeitura e Associação dos Pecuaristas.

COM INFORMAÇÕES DO GAZETA DO ALTO PIRANHAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share