Lua Lacerda relança seu primeiro livro de poesia nesta quinta-feira, em Cajazeiras

A poeta cajazeirense Lua Lacerda vai relançar seu primeiro livro de poesia, ‘redemunho’, nesta quinta-feira (19), às 19h30, no Núcleo de Extensão Cultural (NEC-UFCG). A obra  trata da antiga trajetória histórico-social que existe entre o Sertão e o litoral paraibano, trabalhando fundamentalmente com os elementos que compõem a realidade do Sertão da Paraíba.

“No redemunho, eu trabalho fundamentalmente com os elementos que compõem a realidade do sertão da Paraíba, pensando autenticidade, autonomia e agência dos sujeitos, ou seja, suas capacidades de criar e transformar o espaço a sua volta”, afirma a poeta.

O livro foi escrito entre 2018 e 2019 e publicado após ter sido selecionado pelo edital de obras poéticas da editora UFPB. A comissão de seleção foi composta pelos escritores Sérgio de Castro Pinto, Moama Marques e Gilmar Leite Ferreira. O livro foi escrito no processo de mudança pessoal da autora do Sertão para o litoral do estado.

“Não é apenas uma mudança individual, mas um fenômeno social, estudados nos livros didáticos, vividos por nossos avós e pais, por nós mesmas. Claro que o redemunho é atualização, uma re-contextualização do problema. São novos cenários. E como se trata de poesia, é a reverberação subjetiva desse processo, digamos, o que esse fenômeno social imprime em nosso espírito”, diz Lua Lacerda.

A poeta destaca que se procurava na poesia, “eu me questionava se o meu cotidiano, se aquilo que eu via todos os dias não era cenário ou questão de importância para a literatura”. Sobre estar relançando o livro na sua cidade de origem, a cajazeirense afirma: “feliz de poder estar em casa, onde o livro assume seu real sentido de existência”.

ASSESSORIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share