Hospital Universitário Júlio Bandeira apoia a campanha “Dezembro Laranja”

Além do “Dezembro Vermelho”, este mês é também dedicado a campanha de prevenção ao câncer de pele. O Hospital Universitário Júlio Maria Bandeira de Mello da Universidade Federal de Campina Grande vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) apoia e divulga a campanha “Dezembro Laranja” em seus canais de comunicação.

O momento é de conscientização e reflexão sobre o perigo do câncer de pele, que responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil.

A exposição solar excessiva, sem proteção, pode provocar alterações celulares podendo ocasionar o desenvolvimento de câncer de pele. Pessoas de pele clara, com pintas e manchas, idosos, quem se expôs muito ao sol e tem histórico de câncer de pele na família estão mais suscetíveis a desenvolver a doença. 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos. O tipo mais comum, o câncer de pele não melanoma, tem letalidade baixa.

Como se prevenir?

Procurar evitar a exposição excessiva à radiação solar principalmente entre 10h e 16h, é uma das recomendações. A radiação UVA penetra profundamente na pele e é a principal responsável pelo câncer da pele. Sua intensidade varia pouco ao longo do dia, sendo intensa não somente em dias de sol, mas também com o céu nublado, por isso é fundamental utilizar protetor solar todos os dias. Quem tem tatuagem deve redobrar os cuidados, pois as tintas escuras usadas nas imagens podem encobrir possíveis lesões precursoras do câncer de pele. O melanoma, por exemplo, possui uma alteração celular com muito pigmento, assim como as tatuagens, dificultando a análise da estrutura celular durante os exames patológicos (Fonte: Hospital Alemão Oswaldo Cruz).

Adotar medidas simples  como o uso de filtro solar, boné, chapéu, além do cuidado com a exposição solar, não exclui a importância do acompanhamento com um médico dermatologista.

SBD

Desde 2014, a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) promove o “Dezembro Laranja”, iniciativa que faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. Desde então, sempre no último mês do ano, são realizadas diferentes ações em parceria com instituições públicas e privadas para informar a população sobre as principais formas de prevenção e que devem procurar um médico especializa­do para diagnóstico e tratamento.

O lema da campanha deste ano é “Adicione mais fator de proteção ao seu verão”.

COM INFORMAÇÕES DA EBSERH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share