Fundação Casa de José Américo realiza capacitação para alunos do campus da UFCG de Cajazeiras

Alunos do curso de História da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Cajazeiras (PB), visitaram a Fundação Casa de José Américo (FCJA), para conhecer os acervos da instituição e participar de duas oficinas. O objetivo foi a capacitação de como higienizar e digitalizar documentos. Liderados pela professora Janaína Camilo, o grupo integra o Núcleo de Documentação Histórica Deusdedit Leitão (NDHDL).

“Este é um momento muito importante, para os alunos, no sentido de ampliar o conhecimento deles, por meio dessa atividade prática, além de proporcionar uma melhor qualificação profissional”, destaca Camilo.

Pela manhã, os alunos participaram de uma oficina de higienização documental, ministrada pelos servidores da FCJA Andréa Medeiros e Alexsandro Oliveira, e visitaram a exposição José Américo em Trânsito e os acervos do Arquivo de Governadores.

No turno da tarde, conheceram o Laboratório de Digitalização e Informação Histórica (Digitalih) e fizeram outra oficina, a de digitalização, ministrada por Alexsandro Oliveira. O acervo escolhido para o trabalho foi do historiador e escritor Deusdedit Leitão, que é patrono da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (Acal).

No dia 18/9, a gerente executiva do Arquivo e Documentação da FCJA, professora Lúcia Guerra, representou a instituição em Cajazeiras, no lançamento do projeto Preservando a Memória: salvaguarda dos documentos sobre a história de Deusdedit Leitão, no Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba (IHGP).

COM INFORMAÇÕES DO JORNAL A UNIÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share