Educação empreendedora: Sebrae promove capacitação do JEPP para professores da rede municipal de Cajazeiras

Incentivar o espírito empreendedor e a orientação para os negócios nas novas gerações. Essa é a proposta do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), metodologia desenvolvida pela educação empreendedora do Sebrae, com foco em alunos do ensino fundamental, que esta semana está sendo transmitida para 80 professores da rede municipal de ensino da cidade de Cajazeiras, no Sertão paraibano.   

De acordo com a analista técnica do Sebrae Paraíba, Fabíola Vieira, a instituição realiza a capacitação com os professores do ensino fundamental, de modo que eles possam trabalhar os conteúdos do programa com os alunos na rotina da sala de aula. Só em Cajazeiras, segundo a analista, cerca de 1.600 alunos serão beneficiados.  

“A solução educacional JEPP foi criada para proporcionar o debate, o estudo e a prática do empreendedorismo durante os primeiros nove anos da educação básica. Com uma proposta pedagógica para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras”, explicou.  

Iniciada na última segunda-feira (7), a capacitação para os professores da rede municipal de Cajazeiras está ocorrendo na Escola Cecília Estolano Meireles e se estenderá até a próxima sexta-feira (11). Além de Cajazeiras, também receberão a capacitação do JEPP durante o mês de fevereiro os professores das redes municipais de Jacaraú, entre os dias 14 e 17, e Malta, entre os dias 21 e 24.  

“Nos processos educacionais, a educação empreendedora atua em duas frentes principais: no desenvolvimento de competências duráveis e na possibilidade de inserção sustentada no mundo do trabalho. Esse processo vai além da abertura de um negócio, trata-se do desenvolvimento de uma cultura em que a pessoa se sinta sensibilizada, preparada e empoderada para o alcance de seus objetivos de vida”, afirmou Fabíola Vieira, ao destacar a importância da educação empreendedora para crianças e jovens.  

Ainda conforme a analista, não só o JEPP, como também as demais metodologias de educação empreendedora, contribuem para a interdisciplinaridade e convidam os estudantes a pensar nos conteúdos de forma entrelaçada e completa. “Esta forma de pensar e ver o mundo é completamente análoga ao pensamento empreendedor, que se manifesta na habilidade de um indivíduo de criar soluções a partir de diferentes conhecimentos, muitas vezes precisando pensar fora da caixa para encontrar o melhor caminho. Assim sendo, é possível que se abram novas possibilidades e se orientem alunos, em diferentes níveis de ensino, para caminhos que explorem o potencial empreendedor que se guarda em diversos setores profissionais”, acrescentou Fabíola Vieira.  

UNIDADE DE COMUNICAÇÃO E MARKETING – SEBRAE PARAÍBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share