Demolida parte da histórica torre na Barragem Engenheiro Avidos, em Boqueirão de Piranhas

A empresa responsável para retirada de infiltrações na Barragem Engenheiro Avidos, em Boqueirão de Piranhas, recuperação e modernização das comportas, voltou a trabalhar regularmente após uma paralisação que durou vários meses.

No momento, a empresa está trabalhando na reforma da torre e na comporta de fundo, que passa por debaixo da barragem e libera água para o Rio Piranhas, quando necessário. Inicialmente, as comportas grandes do vertedouro já passaram por reformas, pois estavam enferrujadas.

Parte da estrutura da histórica torre foi demolida. Inicialmente, o projeto previa sua derrubada, entretanto, dirigentes do Dnocs em Fortaleza desistiram após uma mobilização da população do Distrito de Engenheiro Avidos contra a ação, por considerá-la histórica e sua retirada iria descaracterizar a barragem.

Segundo informações, a previsão para conclusão dos trabalhos de reforma e modernização das comportas, bem como retirada de infiltrações do açude é para o próximo ano.

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) assinaram, no dia 11 de maio de 2021, a Ordem de Serviço para início das obras de recuperação e modernização da Barragem Engenheiro Avidos, a ser executada com repasse de R$ 17,6 milhões da União. A estrutura recebe as águas do Eixo Norte do Projeto São Francisco e sua recuperação trará eficiência na chegada do recurso hídrico à Paraíba e ao Rio Grande do Norte. Além disso, a intervenção oferece suporte hídrico ao açude São Gonçalo, permitindo o uso da água para irrigação e o controle das cheias do Rio Piranhas.

COM INFORMAÇÕES DO GAZETA DO ALTO PIRANHAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share