Comissão de Saúde da ALPB debate interdição da Ala Pediátrica do Hospital Universitário de Cajazeiras

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou audiência pública, na tarde desta quarta-feira (11), para debater a interdição da Ala Pediátrica do Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), localizado em Cajazeiras, realizada pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) na última segunda-feira (09).

O evento proposto pelo deputado Jeová Campos aconteceu no plenário da Câmara Municipal daquele município. O deputado Taciano secretariou os trabalhos. Na oportunidade, o deputado lamentou que mesmo após três horas de debates, não foi encontrada uma solução para o problema da interdição da urgência pediátrica do HUJB. “O clima foi tenso. Imaginem uma mãe de família, que tem uma criança precisando de atendimento médico, que sempre teve um alto nível e que agora não é mais prestado. Isso é muito grave”, frisou.

Jeová acrescentou que cabe ao comando nacional da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), que administra o hospital, entender que essa unidade de saúde “nasceu na Pediatria e não pode agora negar as mães e esse atendimento”. “Tudo tem que ser pensado e analisado para que se possa encontrar uma saída para um quadro completamente crítico, que é merecedor de uma investigação mas criteriosa para encontrar as ações concretas nesse momento tão crítico que estamos vivendo”.

Para o deputado Taciano Diniz, presidente da Comissão de Saúde, a audiência pública foi muito importante para se buscar solução para o problema. “Sabemos que já existe uma sinalização, por parte do Governo do Estado, para implantar médicos especialistas pediatras na UPA de Cajazeira, como também já está em andamento a fase de implantação do serviço de Pediatria no Hospital Regional de Cajazeiras. Porém, entre esse meio termo, entre essa fase de transição da implantação desses serviços, precisamos da garantia da manutenção dos serviços de urgência pediátrica no Hospital Universitário Júlio Bandeira”, disse.

O reitor da UFCG, Antônio Fernandes,  relatou que “quando esteve na Assembleia Legislativa, nessa terça-feira (10), na presença da secretária de Saúde do Estado, Renata Nóbrega, a superintendente da HUJB, Paula Maia, garantiu o atendimento da sua reivindicação, também reforçada pelo deputado Taciano Diniz”,

“Com a união de forças em torno de uma ação conjunta, as soluções serão encontradas. Então, o HUJB também vai ceder insumos, medicamentos e capacitar todo corpo Clínico que vai receber essas crianças agora nesses dias iniciais pelo Hospital Regional de Cajazeiras e a partir de segunda-feira pela UPA. Então, eles vão ser capacitados pela equipe do Hospital Universitário”, disse.

O médico Pablo Leitão, representante do Conselho Regional de Medicina da Paraíba, em Cajazeiras, explicou que o problema no HU da cidade é localizado apenas nessa unidade de atendimento pediátrico. Nos demais setores do hospital, segundo ele, o nível de atendimento é de excelência na região, com excelentes profissionais médicos, enfermeiros e equipamentos de última geração. O problema da urgência e emergência pediátrica, segundo ele, “é de gestão de saúde, tendo em vista a falta de médicos especialistas para fechar a escala”.

“A obrigação do CRM é proteger a população, preservando a ética médica e garantindo a qualidade do atendimento – especialmente para as crianças, neste caso”, disse.

Também participaram do evento o vereador Eriberto Maciel, presidente da Câmara Municipal de Cajazeiras; os prefeitos José Aldemir (Cajazeiras) e Marcos Eron (Monte Horebe); o procurador-geral do município de Cajazeiras, Ernany Quirino; Gentil Pereira de Oliveira Júnior, representando a classe médica; Ana Vitória Abrantes, diretora de controle e auditoria da Secretaria de Saúde de Cajazeiras; Raianne Saturnino, diretora-geral da UPA de Cajazeiras; e Veridiana Maciel, apoiadora regional da Gerência Regional de Saúde; além de representantes de diversos segmentos da sociedade civil organizada.

COM INFORMAÇÕES DA ALPB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share