Catadores de recicláveis lamentam fechamento do lixão de Cajazeiras

Com o lixão de Cajazeiras prestes a ser desativado, os catadores de materiais recicláveis que sobrevivem no local opinaram sobre assunto conforme reportagem da TV Sertão. “Vai ficar difícil pra gente que é trabalhador, aqui é o ganha pão da gente”, disse o catador Francisco de Assis.

Outro catador, Antonio Pinto, reclamou do fechamento do local e argumentou: “Muitas famílias vivem daqui do lixão. Muito difícil sair sem ter um trabalho certo”.

A secretária municipal do Meio Ambiente, Branquinha Abreu, reforça que o fechamento do lixão de Cajazeiras é caso de saúde pública e relembra os constantes incêndios no local.

Ela revelou que a prefeitura tentou fazer um cadastro dos catadores para tentar organizar a questão, mas a maioria dos catadores se recusou a aderir.

“A gente tem tentado direcionar estas pessoas tanto na associação de catadores, que fica num galpão alugado e mantido pela prefeitura, assim como também tentamos levar para que eles possam integrar o projeto da cooperativa Recicla Cajazeiras”, informou Branquinha.

Segundo a secretária, o processo licitatório já foi realizado e o contrato assinado com o aterro sanitário privado da cidade de Sousa, para onde serão destinados os resíduos de Cajazeiras.

“A diferença é que para nossa realidade, a gente conseguiu trazer dentro desta licitação uma área de transbordo, que receberá todo resíduo e a própria empresa levará para o aterro em Sousa”, explicou Branquinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share