Biografia do professor e escritor Reudesman Lopes aborda a vida pela Educação Física

O escritor e professor Reudesman Lopes lançou a sua autobiografia profissional intitulada Uma Vida Pela Educação Física, pela Editora Arribaçã. Membro da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (ACAL), Reudesman é responsável pelo Museu do Futebol, em Cajazeiras, e um dos mais ativos e produtivos escritores da atualidade na “terra da cultura”.

Segundo o professor Francisco Martins da Silva, na obra o autor assume o desafio de falar de si mesmo, o que, em princípio, não é uma tarefa fácil. “Porém, com maestria ele esquadrinha um percurso de 40 anos de vida profissional, relatando experiências como professor de Educação Física e expondo a sua paixão pelo futebol, modalidade em que atuou como jogador, professor/treinador, dirigente e árbitro”, comentou Martins.

Há registro da passagem de Reudesman pela imprensa esportiva de Cajazeiras e de João Pessoa, a exemplo da Rádio Arapuan, da Difusora Rádio Cajazeiras, da Rádio Oeste da Paraíba, da Rádio Alto Piranhas de Cajazeiras, seja como radialista, ou comentarista esportivo, além de cronista do jornal Gazeta do Alto Piranhas, do blog Coisas de Cajazeiras, com passagens, também, pela TV Diário do Sertão, de Cajazeiras.

Ainda, no âmbito do futebol, destaque para o Museu do Futebol de Cajazeiras, “sem dúvida, um dos trabalhos mais significativos e marcantes do professor Reudesman Lopes Ferreira, que revelou a sua capacidade para constituir um rico acervo futebolístico, dando luz e ampliando o significado cultural daquela importante edificação cajazeirense”.

Na área educacional, o Reudesman Lopes apresenta a sua trajetória como docente de Educação Física do Colégio Estadual de Cajazeiras e do Colégio Nossa Senhora de Lourdes. Nesse último educandário, merece destaque o seu empenho para a implantação da Educação Física como disciplina curricular para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1ª a 4ª).

Reudsman Lopes é professor aposentado de Educação Física pela Universidade Federal de Campina Grande, além de jornalista e radialista esportivo. Nos últimos anos, ele tem lançado diversos livros e periódicos em Cajazeiras. Após Revista Comemorativa aos 65 Anos do Atlético Cajazeirense de Esportos (2003), veio a História do Futebol de Cajazeiras (2015), Nazareth Lopes – Uma Vida de Ensinamentos (2017) e Atlético Cajazeirense de Desportos – 70 anos de História (2018).

COM INFORMAÇÕES DE A UNIÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share