ANA autoriza a liberação de 14 milhões de metros cúbicos de água do açude de Boqueirão de Piranhas

A Coordenação de Marcos Regulatórios e Alocação de Água (COMAR/SER) da Agência Nacional de Águas (ANA) publicou comunicado na quinta-feira (1) autorizando a liberação de 14 milhões de metros cúbicos de água do Açude de Engenheiro Avidos, o Boqueirão de Piranhas, a partir da segunda-feira (5).

Atualmente, o volume do manancial é de 114 milhões de m³ e o consumo anual da população de Cajazeiras, segundo a Cagepa, gira em torno de 14 milhões de m³.

Veja o comunicado:

Prezados Senhores,

Tendo em vista a operação prevista no item 2.2.1 do Termo de Alocação de Água 2021/2022 para o sistema hídrico Eng. Avidos-São Gonçalo, anexo, AUTORIZAMOS A TRANSFERÊNCIA DE 14 (QUATORZE) MILHÕES DE M3 DE ÁGUA entre esses reservatórios.

Solicitamos ao DNOCS-CEST/PB que providencie a manobra necessária, inicialmente prevista para o dia 05 de julho de 2021 e na vazão máxima adequada, desde que tomadas todas as providências necessárias à segurança da barragem e seus equipamentos, das pessoas e da infraestrutura ribeirinha.

A Comissão de Acompanhamento da Alocação e a Projecte devem acompanhar a operação, devendo ser informado à ANA as vazões praticadas e eventuais ocorrências, tão logo a operação iniciada e finalizada.

Ao final da transferência, a vazão defluída deve ser calibrada para 268 L/s, assim permanecendo.

Atenciosamente,

Coordenação de Marcos Regulatórios e Alocação de Água – COMAR/SRE

www.ana.gov.br

COM INFORMAÇÕES DO BLOG DO FURÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações relacionadas
Total
0
Share